sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

VIRACOPOS É ELEITO O MELHOR AEROPORTO DO BRASIL

Pesquisa foi realizada SAC

De acordo com uma pesquisa realizada pela Secretária da Aviação Civil da Presidência da República (SAC), o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, foi escolhido por passageiros como o melhor aeroporto do Brasil.
Viracopos apareceu em primeiro lugar nos quesitos de "Instalação de estacionamentos", "Tempo de fila de check-in e autoatendimento", "Limpeza de banheiros" e "Velocidade de restituição de bagagem". Em uma escala de 1 (péssimo) a 5 (muito bom), o aeroporto fechou com 4,12 de média e passa da 10ª para a 1ª posição no ranking. O segundo colocado foi o Aeroporto Internacional de Curitiba, com 4,07.
“A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos investe significativamente e não mede esforços para implementar melhorias no aeroporto para tornar a experiência de viajar por Viracopos cada vez melhor. Viracopos foi eleito o melhor aeroporto do Brasil com o atual terminal e deve melhorar muito mais quando apresentarmos o novo terminal de passageiros que está em construção”, disse Luiz Alberto Küster, diretor-presidente da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos.

AEROPORTO MARECHAL RONDON RECEBE PONTES DE EMBARQUE

Conclusão das obras está prevista para abril

O Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Cuiabá, recebeu as primeiras pontes de embarque - outras duas unidades serão instaladas até o fim de março. As instalações vão garantir mais conforto e comodidade, além de melhorar o fluxo de passageiros e ampliar a acessibilidade de usuários com deficiência.
Além das quatro pontes de embarque, o aeroporto contará com um estacionamento ampliado, duplicação da via de embarque e desembarque e dois novos terminais para atender a aviação executiva.
As obras de ampliação estão sendo executadas dentro do planejamento e a previsão de conclusão é para o final de abril. Ao todo, o aeroporto será capaz de receber 5,7 milhões de passageiros por ano. Para 2014, incluindo a movimentação esperada na Copa, o aeroporto deve receber 3,3 milhões de embarques e desembarques.

TERMINAL DE LOGÍSTICA DE CARGA DE FORTALEZA RECEBE APARELHO DE RAIO-X

Equipamento aprimorará operações de desembaraço aduaneiro

Para aprimorar os serviços de operações de desembaraço aduaneiro, o Terminal de Logística de Carga (TECA) do Aeroporto Internacional de Fortaleza - Pinto Martins, no Ceará, recebeu um novo equipamento de de inspeção por raio-x, o Astrophysics, modelo XIS-1818 320KV para médios e grandes volumes.
"O equipamento trará maior segurança e agilidade às operações de carga internacional, permitindo a inspeção de volumes maiores ou em maior quantidade", afirmou Walber Barbosa, gerente de logística de carga de Fortaleza.
Além de Fortaleza, Confins, Petrolina e Belém, os aeroportos do Galeão, Manaus, Recife, Curitiba, Salvador e Vitória também receberão o equipamento. Ao todo, a Infraero investiu R$ 12,2 milhões na aquisição de todos os aparelhos.

LICITAÇÕES PARA AEROPORTOS REGIONAIS COMEÇARÃO EM ABRIL

Projeto prevê investimento de R$ 7,3 bilhões

As licitações para aeroportos regionais devem ter início em abril. No Rio de Janeiro, nove aeroportos estarão em operação - dois deles, ainda no papel, serão instalados em Volta Redonda e Nova Friburgo, onde já foram feitas as desapropriações de terrenos.
Cidades como Itaperuna, Resende e Angra dos Reis já possuem estrutura básica de pistas e pátios - faltam apenas novos terminais de passageiros, ampliação de pátios, entre outros processos. Já o aeroporto de Cabo Frio é considerado o mais completo por conta do investimento feito anteriormente pelos governos Federal, Estadual e Municipal.
O Plano de Aviação Regional foi lançado em dezembro de 2012 pelo Governo Federal, com o objetivo de fortalecer e ampliar aeroportos regionais. Pelo projeto,os investimentos previstos são de R$ 7,3 bilhões em uma primeira etapa do plano, que contempla 270 aeroportos regionais.
Além das obras no Rio, em que serão destinados R$ 273,4 milhões, 67 aeroportos da região Norte receberão R$ 1,7 bilhão; os 64 do Nordeste ficarão com o maior montante: R$ 2,1 bilhões; enquanto R$ 924 milhões serão destinados a 31 aeroportos do Centro-Oeste; R$ 1,6 bilhão para 65 aeroportos do Sudeste; e R$ 994 milhões para a região Sul, com 43 aeroportos.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Licitações para aeroportos regionais começam em abril


Estado do Rio terá nove cidades contempladas, sendo dois aeroportos novos, em Volta Redonda e Nova Friburgo

Brasil Econômico - Erica Ribeiro 
Brasil Econômico
O Estado do Rio terá nove aeroportos regionais em operação, dois deles ainda por sair do papel, que serão instalados nos municípios de Volta Redonda e Nova Friburgo, onde já foram feitas desapropriações de terrenos. A licitação para as obras de todos os aeroportos deverá começar em abril deste ano. O valor total destinado pelo Governo Federal para as obras no Rio é de R$ 273,4 milhões, de acordo com o Plano de Aviação Regional anunciado em dezembro de 2012.
O investimento destinado a cada um dos aeroportos, no entanto, ainda não está definido. Tudo dependerá das avaliações finais dos estudos de viabilidade que ainda estão sendo feitos, disse ontem o subsecretário estadual de Transportes, Delmo Pinho. Ele, o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, e o Secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, tiveram um encontro na última sexta-feira, no Rio, quando foram apresentados os detalhes do programa.
A secretaria de Transportes apresentou sugestões para qualificar a infraestrutura aeroviária, visando a implantação de linhas regionais regulares e a adequação dos aeroportos existentes para a operação de aeronaves com capacidade para 40 passageiros em voos por instrumento. “Pode haver mudança nos valores destinados ao Estado. Mas somente a conclusão dos estudos dirá. Achamos que o Rio foi bem aquinhoado no programa. Vamos ter uma malha qualificada.
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O investimento destinado a cada um dos aeroportos, no entanto, ainda não está definido
As cidades de Itaperuna, Resende e Angra dos Reis, por exemplo, já têm uma estrutura básica de pistas e pátios. Faltam novos terminais de passageiros, ampliação de pátios, entre outros itens”, detalha o subsecretário. Ele enfatizou que todos os aeroportos são dotados de pistas de pouso em condições.
Já o aeroporto de Cabo Frio, hoje com o Grupo Libra como operador, é considerado o mais completo por conta do investimento anterior feito pelos governos Federal, Estadual e Municipal. Os recursos para as obras serão do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fenac). Até agora, foram contratados levantamentos topográficos em novembro do ano passado e o prazo de execução dos estudos é de 90 dias a contar da data da contratação.
Para uma fonte do setor, não necessariamente os aeroportos regionais terão um grande fluxo de passageiros. Pelo menos não nesse momento. Mas com a crescente mudança de perfil de negócios, que leva cada vez mais empresas para o interior do Estado — movimento que o Rio de Janeiro vem experimentando de forma mais constante nos últimos anos — leva cidades como Volta Redonda, Resende, entre outras a ter justificativas mais do que consistentes para a modernização de aeroportos.
“Por que Resende nunca vai ter um aeroporto com milhões de passageiros circulando? Porque sua funcionalidade está em aproximar esta e outras cidades de outros centros econômicos. Se sair do Rio para Resende leva pouco mais de uma hora, até São Paulo são ao menos três horas. Um aeroporto resolve e muito”, explica a fonte, acrescentando que os aeroportos regionais como o de Resende, por exemplo, foram projetados com pistas e pátios para aeronaves Bandeirantes.
Para o mesmo especialista, a realidade hoje mostra que, para aeroportos menores, os modelos ATR serão uma boa opção para transporte de passageiros até 50 lugares. Estes aviões são usados por companhias como Passaredo e até então pela Trip, agora incorporada pela Azul Linhas Aéreas.
O Plano de Aviação Regional foi lançado em dezembro de 2012 pelo Governo Federal, com o objetivo de fortalecer e ampliar a malha de aeroportos regionais. Pelo projeto,os investimentos previstos são de R$ 7,3 bilhões em uma primeira etapa do plano, que contempla 270 aeroportos regionais.
Pelo plano, 67 aeroportos da região Norte receberão R$ 1,7 bilhão; os 64 do Nordeste ficarão com o maior montante: R$ 2,1 bilhões; enquanto R$ 924 milhões serão destinados a 31 aeroportos do Centro-Oeste; R$ 1,6 bilhão para 65 aeroportos do Sudeste; e R$ 994 milhões para a região Sul, com 43 aeroportos.
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