sexta-feira, 29 de abril de 2011

Correios poderão comprar avião

Os Correios serão autorizados, a partir de amanhã, a ter uma frota de aviões para o transporte de carga aérea postal, criar seu próprio banco, investir em negócios como a construção do trem-bala e se associar a outras empresas.
A permissão consta de medida provisória assinada hoje pela presidente Dilma Rousseff.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Governo quer empresa aérea em terminal



MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO
NATUZA NERY
VALDO CRUZ
DE BRASÍLIA
O governo federal espera atrair as companhias aéreas para explorar os terminais de aeroportos que passarão às mãos privadas. Há poucos detalhes do plano, mas já há empresas interessadas no negócio, como é caso da Azul Linhas Aéreas.
Terceiro aeroporto de SP pode ser feito pela iniciativa privada
Os editais para a construção de novos terminais em Guarulhos e Brasília foram prometidos para a semana que vem, mas somente o relatório de viabilidade econômica desses empreendimentos deverá ficar pronto.
Em janeiro, a Folha antecipara que Dilma Rousseff decidira entregar à iniciativa privada a construção e a operação de novos terminais. Nesta semana, o governo anunciou que haverá três tipos de concessão.
O objetivo é acelerar as obras para a Copa-2014 e a Olimpíada-2016. A iniciativa, porém, dá oportunidade para que empresas menores ampliem sua atuação no mercado.
A Azul está interessada não só em Viracopos (Campinas), em que concentra sua operação, mas também em outros aeroportos. Furar o duopólio Gol-TAM é bem-visto pelo Palácio do Planalto, interessado em aprofundar a concorrência.
"Nós temos muito interesse em estudar a participação em projetos de concessão de aeroportos. Acreditamos que temos como contribuir para aumentar a eficiência e oferecer um produto mais harmonioso para os viajantes", afirma o diretor de relações institucionais da Azul, Adalberto Febeliano.
TERCEIRO AEROPORTO
David Neeleman, fundador da Azul e da JetBlue nos Estados Unidos, conta com bom trânsito no governo. Durante a campanha presidencial, ele e Dilma chegaram a conversar sobre a proposta de construção de um terceiro aeroporto na região metropolitana de São Paulo.
Gol e TAM são simpáticas à instalação dessa nova estrutura em Caieiras (35 km de SP), um projeto defendido pelas construtoras Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa. Neeleman, porém, é contra.
Na reunião do governo para tratar dos modelos de concessão na segunda-feira passada, Dilma foi na mesma linha. Afirmou que erguer essa nova estrutura em Caieiras prejudicaria as operações de Viracopos.
Sobre o plano de concessões, a Gol diz que seu foco não é operar terminais ou fazer obras, mas transportar passageiros. Porém não descarta estudar participação.
"Qualquer medida que melhore as condições dos aeroportos é bem-vinda", disse o diretor de relações institucionais, Alberto Fajerman.
A TAM já declarou ter interesse em entrar como sócia minoritária para participar parcialmente da administração de um aeroporto.
Especialistas dizem que a média do prazo para lançar um edital é de 36 meses, considerando otimista o prazo de lançar os primeiros editais em breve.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Palocci diz que Dilma definiu concessão de obras em 3 aeroportos

26/04/2011 12h45 - Atualizado em 26/04/2011 13h48

Viracopos, Brasília e Guarulhos terão serviços em regime de concessão.
Pesquisa do Ipea mostrou obras em aeroportos estão atrasadas.

Nathalia Passarinho Do G1, em Brasília
O ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, disse nesta terça-feira (26), sem dar detalhes, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Ecônomico e Social, que o governo definiu as regras para a concessão de obras e serviços nos terminais dos aeroportos de Viracopos, Brasília e Guarulhos.
“No dia de ontem a presidente definiu uma série de medidas, em particular os critérios de concessão dos terminais de Viracopos, Brasília e Guarulhos. Vamos ter obras em regime de concessão nos terminais de três principais aeroportos”, disse.
saiba mais
A medida serve para acelerar as obras necessárias para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2014. Relatório divulgado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) revelou que as obras em 9 dos 13 aeroportos em cidades-sede da Copa não ficarão prontas a tempo do mundial.
Palocci afirmou ainda que outros dois aeroportos, Confins, em Belo Horizonte, e Galeão, no Rio de Janeiro, também deverão ter execução de serviços em regime de concessão.

"Também pediu a presidenta que a Secretaria da Aviação Civil avance seus estudos sobre Confins e Galeão, que são dois aeroportos prioritários. Cinco aeroportos terão iniciativas de curto espaço de tempo em regime de concessão porque queremos combinar a urgência das obras com a necessidade de investimento público e privado para que a gente possa dar resposta a essas questões no menor espaço de tempo possível", disse.
Inflação
A presidente Dilma Rousseff disse, durante a reunião, que o governo está atento "diuturnamente e até noturnamente" à taxa de inflação e pronto para tomar medidas no momento em que julgar necessário.
"Todo aumento de inflação vai exigir que o governo tenha atenção especial sobre suas fontes e causas. Meu governo está diuturnamente e até noturnamente atento a todas as pressões inflacionárias, venham de onde vier, e fazendo permanente análise delas", declarou a presidente durante discurso na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o chamado "Conselhão", em Brasília.
Dilma defendeu "serenidade na condução econômica" e afirmou ter compromisso com o crescimento econômico e social, "pois é isso que gera emprego para milhões de brasileiros".
Para a presidente, é "melhor" enfrentar problemas decorrentes do crescimento do que problemas resultantes de depressão econômica.