quinta-feira, 21 de junho de 2012

AIR FRANCE PREVÊ CORTE DE 5.120 EMPREGADOS ATE FINAL DE 2013 SEM DEMISSÕES


O CORTE DE 1,71 MIL POSTOS CORRESPONDE A SAÍDAS DOS APOSENTADOS, ENQUANTO OUTRO DE 3,41 MIL CARGOS SE PRETENDE ESTABELECER UM ACORDOAIR FRANCE NÃO QUER REALIZAR DEMISSÕES NA SUA REESTRUTURAÇÃO (FOTO: GETTY IMAGES)A companhia francesa Air Franceinformou nesta quinta-feira que até o final de 2013 pretende eliminar 5,120 mil postos de trabalho, número que espera alcançar sem a necessidade de demissões.
A Air France, afetada pela concorrência de grandes companhias asiáticas e de baixo custo, pretende atingir um lucro de competitividade de 20% em um contexto de aumento de sua oferta de no máximo 5% nos dois próximos anos, ritmo notavelmente inferior ao anterior à crise. EFE 
A direção divulgou seu plano de reestruturação após uma reunião com o comitê de empresa. Na ocasião foi detalhado que o corte de 1,71 mil postos corresponde a saídas dos aposentados, sem substituição, enquanto outro de 3,41 mil cargos se deve a um excesso de trabalhadores, com os quais se pretende estabelecer um acordo.
Além disso, para não ser obrigada a realizar demissões, a empresa pretende estimular aposentadorias antecipadas, demissões voluntárias ou mudança para jornadas de tempo parcial.
Em comunicado, a Air France disse que se o plano for aplicado segundo o previsto, as demissões forçadas poderão ser evitadas em 2014. A companhia aérea ainda ressaltou que a dinâmica empreendida com as organizações sindicais permitirá elaborar um balanço, em 28 de junho, sobre a aceitação destas condições.
Sem o alcance de um acordo, a Air France alertou que as condições em acordos futuros ocorrerão em um contexto econômico mais limitado e que as demissões voluntárias não poderão ser evitadas.
O plano industrial e estratégico divulgado hoje se inclui nos planos de transformação da empresa até 2015, que foi lançado em janeiro e pretende restaurar a rentabilidade da companhia aérea e reduzir o endividamento líquido de 2 bilhões de euros.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Não há data para leiloar aeroportos, diz Bittencourt


O governo federal ainda não decidiu quando fará uma nova rodada de concessão de aeroportos, declarou o ministro chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt. Ele participou nesta terça-feira de cerimônia de lançamento do relatório Ambiental 2011 da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), no aeroporto internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio.

"Não temos decisão de prazo. Estamos discutindo dentro de uma perspectiva de longo prazo as alternativas que temos para investimentos e melhorias de infraestrutura nos aeroportos, e concessão é uma delas", afirmou Bittencourt.

Sobre a primeira rodada de concessões, que incluiu os aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília, ele disse que as concessionárias, que assinaram o contrato recentemente, se comprometeram a entregar as obras obrigatórias até a Copa de 2014. "Inclusive vão fazer mais obras do que era previsto no edital de concessão", completou.

Gerenciamento de riscos auxilia na diminuição do roubo de cargas no Brasil


Responsáveis pelo transporte de 60% das cargas do país, as rodovias são frequentemente alvo de quadrilhas de roubos e furtos de mercadorias. Diante desse cenário, os transportadores têm utilizado vários meios para burlar os receptadores de cargas nas estradas. Uma medida que tem surtido bastante efeito é o gerenciamento de risco, que, com medidas preventivas, agrega valor à logística, maximiza a segurança da carga transportada, antecipando medidas de segurança para detectar e prevenir riscos nas operações de transporte de produtos. Cyro Buonavoglia, presidente da Gristec explica que o gerenciamento inicia-se no momento em que se contrata o frete, passa pela seleção do colaborador e só termina com a entrega da carga no destino certo. Atualmente o mercado oferece vários mecanismos de segurança disponíveis para reduzir as ações criminosas, entre eles o monitoramento 24 horas e em tempo real das cargas; o programa de prevenção de ocorrência de acidentes veiculares, qualificação técnica e comportamental dos motoristas, orientação sobre itens relacionados à saúde e o check list veicular; a escolta 24 horas, que visa maximizar a segurança da carga; o apoio logístico que permite a visualização dos veículos, troca de mensagens e envio de comandos que possibilitam a tomada de medidas preventivas ou corretivas a partir da central de monitoramento; análise do perfil e consultas sobre motoristas carreteiros.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Constantino Jr. deixa direção da Gol após reestruturação e cortes


O paulista Paulo Sérgio Kakinoff, 37, atual presidente da Audi, será o novo presidente da Gol Linhas Aéreas.
Ele assume a companhia aérea em 2 de julho. Constantino de Oliveira Júnior, controlador e presidente da Gol desde a fundação, em 2001, ficará no Conselho de Administração, como presidente.
O anúncio estava previsto para amanhã, mas foi antecipado com o vazamento da informação na tarde desta segunda-feira.
Kakinoff era conselheiro da Gol desde janeiro de 2010. Ele estava havia quase 20 anos no grupo Volkswagen (controlador da Audi), onde iniciou a carreira como estagiário.
O empresário teve uma ascensão rápida na montadora, tendo comandado a diretoria para a América Latina da Volkswagen na matriz alemã, até assumir o comando da Audi, há dois anos.
Kakinoff e Constantino Júnior, 43, têm em comum o gosto pela automobilismo. Júnior é piloto de carro de corrida e foi campeão da Copa Porsche no ano passado.
CORTES
Júnior entrega a presidência-executiva para Kakinoff depois de ter reduzido custos.
Desde o início do ano, Júnior demitiu cerca de mil funcionários, como parte de um drástico plano de reestruturação para recuperar a rentabilidade da companhia, além de ter cortado voos.
No ano passado, a Gol teve prejuízo de R$ 710 milhões, por conta, principalmente, de custos elevados de combustível e câmbio.
Mas os cortes, que atingiram também a cúpula da companhia, deixaram o empresário sobrecarregado e sem tempo para se dedicar a questões mais estratégicas.
Hoje, a empresa tem apenas duas vice-presidências (técnica e financeira).
A vice-presidência comercial e de pessoal foi eliminada na reestruturação.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos assina contrato com Governo


Obras começam em setembro
A Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S/A assinou, hoje, em Brasília, o Contrato de Concessão do Aeroporto de Guarulhos (SP). A medida celebra a primeira rodada de concessão dos aeroportos brasileiros e o projeto do Governo Federal de modernização do sistema aeroportuário.

Entre os investimentos iniciais previstos estão a construção de um novo terminal para 12 milhões de passageiros/ano; um estacionamento com capacidade para 10 mil novas vagas; maior pátio para aeronaves com 36 novas posições; saídas rápidas de pista de pouso e decolagens; 22 novas pontes de embarque; melhorias na sinalização, segurança, iluminação e limpeza, entre outras. Até a Copa do Mundo de 2014 serão feitos grandes investimentos e a previsão é que, até 2022, o aeroporto tenha capacidade de receber cerca de 60 milhões passageiros por ano.

Com a assinatura do Contrato de Concessão, inicia-se a transição da operação da Infraero para a Concessionária . Em dezembro, a Concessionária assume plenamente a operação do Aeroporto.

Quem Somos

O Consórcio Aeroporto Internacional de Guarulhos S/A, que venceu o leilão realizado em fevereiro deste ano, é formado pelo Grupo Invepar, pela operadora sul-africana ACSA e pela Infraero. Para a assinatura do Contrato de Concessão foi formada a Sociedade de Propósito Específico (SPE) que deu origem à Concessionária, tendo o Grupo Invepar e a ACSA com 51% das ações e a Infraero com 49%.

Invepar

A Invepar (Investimentos e Participações em Infraestrutura S/A) foi criada em março de 2000 e é uma das principais empresas nacionais na área de infraestrutura de transporte. Mais de um milhão e meio de usuários trafegam, diariamente, pelas concessões rodoviárias e metroviária do grupo. A prestação de serviços de alta qualidade, a geração de resultados e a responsabilidade socioambiental são marcas do Grupo Invepar.

Atualmente o grupo opera e administra seis importantes concessionárias rodoviárias do País: a Linha Amarela S.A. (LAMSA), a Concessionária Litoral Norte S.A (CLN), a Concessionária Auto Raposo Tavares S.A. (CART), a Concessionária Bahia Norte S.A (CBN), a Concessionária Rio Teresópolis S.A (CRT) e a Concessionária Rota do Atlântico (CRA). Neste ano, o Grupo Invepar iniciou a operação rodoviária no exterior ao adquirir a Vía Parque Rímac, no Peru. O grupo integra também o Consórcio Rio Olímpico que será responsável pela implantação e operação do Corredor Expresso Transolímpica, no Rio de Janeiro. No transporte sobre trilhos, o MetrôRio destaca-se como um dos ativos mais importantes do Grupo Invepar. As empresas do grupo empregam aproximadamente 4.500 trabalhadores.

Airports Company South Africa – ACSA

A Airports Company South Africa – ACSA é responsável pela operação de nove aeroportos da África do Sul. Entre eles, os três principais aeroportos internacionais de O.R. Tambo, em Johanesburgo, Cape Town, na Cidade do Cabo e King Shaka, em Durban, que juntos receberam, em 2010, cerca de 30 milhões de passageiros. Também opera, desde 2006, o aeroporto de Mumbai, na Índia, que recebeu 29 milhões de passageiros em 2010 e foi eleito o terceiro melhor aeroporto do mundo na categoria até 35 milhões de passageiros/ano. Para a Copa do Mundo de 2010 a empresa realizou um grande programa de investimentos em infraestrutura e melhorias operacionais.

Infraero

A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) é uma empresa pública federal brasileira de administração indireta, vinculada à Secretaria de Aviação Civil. Ela é a responsável pela administração e operação de 63 aeroportos domésticos e internacionais no Brasil e tem 39 anos de existência.

Consultorias

Para a elaboração dos planos Estratégico de Negócios e de Transição Operacional, a Concessionária conta com mais de 100 profissionais trabalhando, além do apoio de diversas consultorias especializadas, entre elas: Airport Consulting Vienna, Aircon, McKinsey&Company, Accenture ,Typsa Enge Corps, TGL Núcleo de Estudos, Deloitte, BNP Paribas, Ulhôa Canto e Cascione, Pulino, Boulos & Santos e Mijksenaar.

Obras para a Copa

Até a Copa de 2014, a Concessionária terá seu período de investimentos mais intenso, com cerca de 30% do total. Serão construídos o Terminal 3, que terá capacidade para 12 milhões de passageiros/ano; um novo estacionamento com 10 mil vagas; um novo pátio com 36 posições para aeronaves; 22 novas pontes de embarque; saídas rápidas de pista de pouso e decolagens; além de, no curto prazo, melhorias na sinalização, na segurança, na iluminação, nos banheiros e na circulação de pessoas.

Período de Transição

Com a assinatura do Contrato de Concessão, tem início o processo de transição que vai até dezembro deste ano.[6]

Nos primeiros 30 dias, o Plano de Transferência Operacional (PTO) será examinado pela ANAC. Em seguida, começa a operação assistida. Por mais 90 dias a Infraero será responsável pela operação do aeroporto, assistida pela Concessionária, que acompanhará toda a rotina operacional, de modo a permitir uma transição organizada e segura da gestão, que ocorrerá em setembro. De setembro a dezembro a Concessionária assume a operação, mas com a Infraero assistindo os processos. A partir de dezembro, caso não haja nenhuma prorrogação, a operação fica integralmente a cargo da Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S/A.

Avianca entra na Star Alliance e sinaliza saída da Latam


A Avianca-Taca anuncia na próxima semana sua entrada na maior aliança de companhias aéreas do mundo, a Star Alliance. A adesão da empresa colombiana inviabiliza a permanência na aliança da Latam, a holding formada pela fusão da TAM com a chilena LAN. Uma das condições para a aprovação do negócio pela autoridade chilena é que a Latam participe de apenas uma aliança, e que não seja a mesma em que está a Avianca-Taca. A TAM é membro da Star Alliance, mas a LAN pertence a outra aliança, a Oneworld.
"Em nenhum caso (a Latam) poderá pertencer à aliança na qual o grupo Avianca-Taca seja membro associado", diz a decisão do Tribunal de Defesa da Livre Concorrência do Chile (TDLC), de setembro de 2011.
A Latam ainda não informou oficialmente sua escolha. O TDLC impôs um prazo de dois anos para que o grupo definisse a aliança, mas a família Cueto, controladora da LAN, queria antecipar essa decisão.
Em viagem ao Rio em novembro de 2011 para participar de um encontro de executivos do setor, o presidente da LAN, Ignacio Cueto, disse que a intenção era escolher uma aliança até o fim de junho deste ano.
A Star Alliance tem 25 membros - entre eles, Lufthansa, TAP e United Airlines -, ante 12 da Oneworld, grupo que inclui Iberia, British Airways e American Airlines. Apesar de a Star Alliance ter mais associados, a expectativa no setor aéreo era mesmo de que a aliança da LAN, que detém participação majoritária na holding, prevaleceria.
Segundo especialistas, era esperado que a estratégia da Latam para voos internacionais seguisse os ditames dos chilenos da LAN. A companhia concentra seus negócios no segmento e tem subsidiárias na Argentina, Colômbia, Equador e Peru. "A estratégia da Latam em nível internacional é a estratégia da LAN, que já está em curso. Não muda nada se a LAN não puder ir para a Star Alliance", disse o professor da UFRJ Elton Fernandes, especialista no setor aéreo. Procurada, a TAM não comentou a questão por estar em período de silêncio.
A entrada da Avianca na Star Alliance é aguardada desde novembro de 2010, quando o anúncio da adesão da companhia à aliança foi feito. No mercado, comenta-se que o processo se arrastou porque a Star Alliance aguardava a decisão da Latam.
A Avianca-Taca é controlada pelo grupo brasileiro Sinergy, dos irmãos German e José Efromovich. Eles também são donos da Avianca Brasil, a antiga OceanAir, mas a empresa funciona separadamente da Avianca-Taca. A adesão à Star Alliance, ao menos por enquanto, não contempla as operações do Brasil. A companhia aérea fará uma coletiva de imprensa no próximo dia 21, em Bogotá, para anunciar a entrada na aliança. No mesmo dia, a panamenha Copa também oficializará sua adesão à Star Alliance.
A entrada na aliança abrirá novas oportunidades para a Avianca-Taca, segundo o consultor em aviação Nelson Riet. "As companhias aéreas favorecem a venda de passagens de empresas parceiras em trechos que elas não oferecem", disse.
A saída da TAM da Star Alliance pode gerar descontentamento nos passageiros acostumados a trocar milhas por passagens em companhias estrangeiras associadas à aliança, alertam especialistas. Para minimizar essa possibilidade, a empresa precisará negociar um período de transição que não cause muitos transtornos para os clientes com milhas acumuladas. "Um cliente TAM que tem esse tipo de milha e gosta de usar essas companhias vai ter de se acostumar a outra realidade", diz o advogado Guilherme Amaral, especialista em direito aeroviário e sócio do escritório Aidar SBZ Advogados. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Balanças erram peso de malas em check-in de Cumbica e Congonhas


Quase 40% de balanças irregulares em Congonhas e 15% em Cumbica. Esse foi o resultado de uma operação surpresa feita pelo Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de SP) na última quarta. Ao todo, foram aferidas 237 balanças localizadas nos balcões de check-in. Destas, 44 apresentaram irregularidades, com valores para mais ou para menos, como adiantou ontem o "TV Folha".
A informação é da reportagem de Rafael Mosna publicada na edição desta segunda-feira da Folha. A reportagem completa está disponível a assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.
Além da implicação econômica ao passageiro, que pode pagar por excesso de bagagem, a situação pode ser mais grave. Nenhum avião deve voar com peso acima do estipulado no manual de operação. Notificadas, as empresas têm dez dias para responder e podem pagar multa de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, dobrando em caso de reincidência.