quarta-feira, 13 de julho de 2011

Funcionários de aeroportos anunciam greve no Paraguai

13/07/2011 - 20h29


DA EFE
Os funcionários aeroportuários do Paraguai confirmaram nesta quarta-feira uma greve de dez dias convocada a partir de sábado contra a Lei de Concessão de Aeroportos, aprovada na semana passada pelo Congresso.
Leonardo Berau, do sindicato de funcionários da Direção Nacional de Aeronáutica Civil (Dinac), disse à Agência Efe que a medida vai afetar principalmente os aeroportos Silvio Pettirossi de Assunção e Guarani de Ciudad del Este, na fronteira com o Brasil.
Berau assinalou que a Lei de Concessão de Aeroportos, aprovada no dia 7 de julho, viola a Constituição Nacional "ao não dar prioridade aos trabalhadores em qualquer caso de concessão, capitalização ou privatização de instituições públicas".
O sindicalista acrescentou que a lei em questão, que engloba também o terminal militar de Marechal Estigarribia, na região do Chaco (noroeste), estabelece que a empresa favorecida pela concessão "não está regida pelo Código Aeronáutico".
"Estes são os pontos que questionamos", disse o dirigente, que afirmou que os grevistas exigem o veto absoluto ou parcial do chefe de Estado, Fernando Lugo, a quem consideram, a partir de agora, o único interlocutor para uma possível negociação.
Em ocasiões anteriores e durante os debates do projeto de lei no Congresso bicameral paraguaio, o líder conseguiu evitar a medida de força após reuniões de último momento com os funcionários aeroportuários.
A Dinac emprega cerca de 1.400 pessoas, das quais pelo menos 1.000 se somarão à medida de força, segundo Berau, que indicou que o sindicato de controladores aéreos está em assembleia para decidir sua adesão.
O aeroporto internacional Silvio Pettirossi, o principal do país, administra 15 voos diários para Brasil, Argentina, Bolívia e Uruguai.