quinta-feira, 26 de abril de 2012

Chilena LAN adia para junho conclusão da fusão com a TAM


SANTIAGO, 26 Abr 2012 (AFP) -A companhia aérea chilena LAN afirmou nesta quinta-feira que a fusão com a TAM, que criará a maior linha aérea da América Latina, a LATAM, será concretizada em junho, adiando uma estimativa inicial que a fixava para o mês de maio.
"O processo está praticamente pronto. Temos que concluir o registro da companhia na SEC (Comissão de Valores dos Estados Unidos). Estamos esperando as últimas aprovações", ressaltou o vice-presidente de Administração e Finanças de LAN, Alejandro de la Fuente, em uma junta de acionistas, citado pela edição eletrônica do jornal La Tercera.
O executivo detalhou que o processo de Oferta Pública de Ações (OPA) será iniciado na próxima semana ou para a seguinte, com o que o processo de fusão deverá ser concluído "na primeira ou na segunda semana de junho".
No final de março, a companhia afirmou que a fusão das duas companhias seria concluída em maio.
A LATAM Airlines se converterá na companhia aérea mais importante da América Latina, com um valor avaliado em 14,5 bilhões de dólares e 6% do transporte aéreo mundial.
A companhia oferecerá serviços de passageiros a 115 destinos em 23 países, assim como transporte de carga.
O processo de fusão sofreu vários contratempos por acusações de monopólio de rotas aéreas, principalmente entre Chile e Brasil. Os tribunais finalmente permitiram a criação da aliança, mas impuseram uma série de medidas de mitigação.

Polícia de Buenos Aires prende 15 acusados de furtos em aeroporto


Quinze funcionários do aeroporto internacional de Ezeiza, em Buenos Aires, foram detidos acusados de furtar objetos da bagagem de passageiros.
Os empregados pertencem a quatro empresas diferentes, ligadas ao aeroporto: Intercargo, Lan, Flying Services e Sky Chefs.
Além das prisões, foram apreendidas duas armas de fogo, munição, 11 filmadoras, 11 máquinas fotográficas, nove aparelhos de jogos eletrônicos, 120 memórias, 49 pen drives e 11 aparelhos de GPS Ðe também celulares, notebooks, tablets e mais de 800 peças de joalheria
.
As pessoas detidas, carregadores, seguranças e transportadores, trabalhavam em diferentes lugares do aeroporto. A operação para prendê-las ocorreu no sábado, mas só foi divulgada ontem.


Segundo informou o jornal "Clarín", os objetos furtados eram vendidos em lojas de joalheria e eletrônica e em restaurantes, todos da região do conurbano (periferia) de Buenos Aires.
O aeroporto de Ezeiza é o maior do país e é operado pela Aeropuertos Argentina 2000. A empresa integra a Corporación America, que recentemente venceu o leilão para gerir o aeroporto de Brasília. 

terça-feira, 24 de abril de 2012

Gol negocia venda de mais 17% para Delta Airlines


A Gol está negociando o aumento de participação da americana Delta Airlines no capital da companhia dos atuais 3% para 20%, limite estabelecido pela legislação, informa reportagem de Julio Wiziack e Pedro Soares publicada na Folha desta terça-feira.
A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
A Folha apurou que o presidente da Gol, Constantino Junior, conduz as conversas que ganharam força no último mês.
O objetivo é tentar resolver os problemas atuais de aumento elevado de custos, (principalmente do combustível) e alta de tarifas, fatores que acabam impactando os investimentos que a companhia terá de fazer nos próximos anos.
Pessoas próximas às negociações afirmam que a Delta Airlines já mostrou interesse em ampliar sua participação na Gol.
A companhia norte-americana acredita que será possível ampliar a participação da Gol, reduzindo ainda mais a diferença com a TAM, que está na liderança do setor.
Consultada, a Gol negou que, neste momento, esteja negociando com a Delta. A Folha não conseguiu contato com a empresa americana.