sexta-feira, 18 de maio de 2012

Nova torre de Congonhas recebe instalação de equipamentos


As obras da nova torre de controle do aeroporto de Congonhas, que se arrastam desde 2008, passam agora por uma fase de instalação de equipamentos. Os investimentos chegam a R$ 11 milhões, pagos pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).
Restará ainda uma inspeção do GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo). A partir de então, a torre ficará sob responsabilidade da Aeronáutica, que já faz o controle de tráfego aéreo no aeroporto de Congonhas.
A torre vai melhorar a visão do pátio do aeroporto, localizado na zona sul, permitindo que seus controladores de voo otimizem as operações. "Ela aprimora o espaço do aeroporto e melhora a observação das pistas e a ergonomia para os operadores", diz o Capitão Pereira, comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São Paulo.
Congonhas opera com média diária de 560 aeronaves por dia e, em dias de alta operacionalidade, chega a 600 aeronaves, segundo o Capitão. A nova base de observação tem 44 metros de altura, o dobro da altura da antiga, que está em funcionamento desde 1945.
Não há previsão para inauguração da torre, já que faltam detalhes para a Infraero entregá-la à Aeronáutica.

Feira promete diagnosticar setor de logística no Amazonas


Serão debatidas soluções para o segmento rodoviário e rodo-fluvial.
Evento será realizado entre os dias 26 a 28 de junho, em Manaus

Questões relacionadas à logística e o transporte de cargas no Amazonas estarão em discussão na 1ª Feira e Congresso Internacional de Transporte e Logística (Transpo Amazônia), que será realizada em Manaus, entre os dias 26 a 28 de junho. O objetivo é fazer um diagnostico do setor no Estado. Empresários e líderes do setor de logística e transporte de 18 países devem participar do evento.

De acordo com o presidente da Federação das Empresas de Logística e Transporte e Agenciamento de Cargas do Amazonas (Fetramaz), Irani Bertolini, o evento será uma oportunidade de repensar toda a estrutura existente na Amazônia. Dele destacou que os preços dos fretes praticados entre São Paulo (SP) e Recife (PE) são os mesmos praticados entre a capital paulistana e Manaus. "Assim, como é possível que os mesmos produtos cheguem ao consumidor do Nordeste a preços menores do que aqueles praticados no Amazonas se o custo adicional não é do transporte?", questionou.

Ainda de acordo com o dirigente da Fetramaz, também serão debatidas soluções para as principais dificuldades dos operadores do segmento rodoviário e rodo-fluvial de cargas na Região Norte, como as péssimas condições de estradas, segurança, excesso de burocracia, falta de pontos de apoio e a condição dos portos.

"Temos a questão das hidrovias que precisam ser melhoradas e das rodovias BR-319 (Manaus-Porto Velho) e BR-316 (Cuiabá-Manaus-Santarém), que poderiam reduzir em até dois dias as viagens até o Sudeste", acrescentou Bertolini, ao afirmar que o segmento de transportes e logística tem um enorme potencial de crescimento na região e que grupos e empresas estrangeiras já estão atentos ao mercado local.

Na ocasião, acontecerá ainda a Assembleia Geral da Câmara Interamericana de Transportes (CIT), além de fóruns, mesas redondas e exposições das principais empresas do setor.

Gol muda site para informar sobre passagens de outras empresas


A Gol alterou o layout de seu site para deixar claro aos clientes que vende passagens em voos operados por outras companhias, como a Webjet.
Em fevereiro, matéria da Folha mostrou que a Gol oferecia assentos em voos da Webjet pelo triplo do preço e sem explicitar que o passageiro voaria por outra empresa.
Na época, havia apenas uma sigla (OP) que identificava que o voo era operado por companhia parceira. Agora, há uma tarja verde, em destaque, na qual está escrito "Webjet". O mesmo ocorre em trechos da Passaredo.
Segundo a Gol, a alteração foi feita em abril e visa a "melhor identificação das companhias aéreas parceiras pelos clientes". A empresa disse que não foi notificada por nenhum órgão a promover a mudança e não tem registros de reclamações de clientes.
Apesar da modificação, os preços cobrados pelas duas companhias, para um mesmo voo, continuam diferentes. No site da Gol, os valores são quase quatro vezes maiores do que no da Webjet.
A empresa afirmou que suas práticas cumprem a legislação vigente. "A Gol esclarece que não faz coordenação de preços com a Webjet e que as duas companhias têm políticas tarifárias independentes", disse a empresa, em nota.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Ponte aérea Rio-SP é a segunda rota mais movimentada do mundo, diz estudo


A ponte aérea que liga o Rio de Janeiro a São Paulo é a segunda rota mais movimentada do mundo, segundo estudo realizado pela multinacional Amadeus, empresa que comercializa passagens aéreas para as principais companhias do mundo.

ROTAS AÉREAS MAIS MOVIMENTADAS DO MUNDO

1. Jeju-Seul (Coréia do Sul)
2. Rio-São Paulo (Brasil)
3. Osaka-Tóquio (Japão)
4. Sapporo-Tóquio (Japão)
5. Melbourne-Sidney (Austrália)
6. Fukuoka-Tóquio (Japão)
7. Pequim-Xangai (China)
8. Hong Kong-Taipé (China-Taiwan)
9. Cidade do Cabo-Johannesburgo (África do Sul)
10. Mumbai-Nova Délhi (Índia)
De acordo com o estudo, oito milhões de passageiros fizeram a ponte aérea Rio-SP em 2011. A rota mais movimentada é a Jeju-Seul, na Coreia do Sul, com dez milhões de passageiros.
A terceira rota mais movimentada do mundo é Osaka-Tóquio, seguida de Sapporo-Tóquio (ambas no Japão), Melbourne-Sidney (Austrália), Fukuoka-Tóquio (Japão) e Pequim-Xangai (China).
O estudo aponta também que o Brasil registrou o segundo maior crescimento no volume de passageiros entre 2010 e 2011, saltando de aproximadamente 70 milhões de usuários no ano retrasado para 82,3 milhões no ano passado --variação de 17%. Na primeira posição está o Chile, que teve 9,3 milhões em 2011 --aumento de 21% em relação a 2010.
O levantamento da Amadeus considerou apenas os países em que há mais de 5 milhões de passageiros por ano. Depois de Chile e Brasil, registraram os maiores crescimentos no número de passageiro Filipinas (15%), Rússia (15%), Arábia Saudita (15%), Turquia (15%) e Índia (13%).
PAÍS
PASSAGEIROS EM 2011 (em milhões)
CRESCIMENTO
Chile
9,3
21%
Brasil
82,3
17%
Filipinas
24,4
15%
Rússia
44,6
15%
Arábia Saudita
23,3
15%
Turquia
34,4
15%
Índia
71,6
13%
Vietnã
16,1
12%
Indonésia
53,7
11%

Viagens entre continentes

Segundo o estudo, o tráfego entre países asiáticos e europeus cresceu 9% em número de passageiros, mesmo percentual verificado entre a Ásia e a América do Norte. O único tráfego entre continentes que sofreu retração, diz o levantamento, foi entre a África e a Europa (-2%).
Com mais de 60 milhões de passageiros, o tráfego entre Europa e América do Norte é o mais movimentado, considerando o fluxo entre regiões. Na sequência, aparece o fluxo Ásia e Europa (53 milhões de passageiros) e América Latina e América do Norte (47 milhões).
A Amadeus diz ter processado a venda de mais de 948 milhões de viagens em 2011 em seus sistemas. A empresa foi formada em 1987, a partir de uma aliança entre as companhias Air France (França), Lufthansa (Alemanha), Iberia (Espanha) e Scandinavian Airlines System (Suécia).