quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

AEROPORTO INTERNACIONAL DE VIRACOPOS DESENVOLVERÁ PROJETO E-AWB

05/12/2013


Sistema otimizará liberação de cargas internacionais no terminal

 

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), começa a operar, a partir deste mês, o projeto e-AWB (Air Way Bill), um sistema que elimina as guias de papel e visa desburocratizar os processos de tramitação de cargas internacionais. Utilizado nos principais aeroportos do mundo, este sistema irá reduzir em 10% o tempo de desembarque das mercadorias no terminal.
Resultado de uma parceria entre a IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreo) com a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos - com apoio da Receita Federal e das empresas Lufthansa e DB Schenker -, Viracopos será o primeiro aeroporto do país a adotar esta tecnologia.
"A homologação de Viracopos para a utilização do e-AWB trará mais agilidade às exportações
brasileiras, desburocratizar o processo, uma vez que desobriga a tramitação de cópias físicas do Conhecimento Aéreo, por meio da troca eletrônica dos dados entre os elos da cadeia logística, amparados por contratos regulamentados diretamente pela IATA e firmados entre as empresas participantes", explica Luiz Alberto Küster, diretor-presidente da Viracopos.

Inicialmente, o e-AWB será utilizado apenas na exportação. Para o início do próximo ano, a intenção é acrescentar novas empresas e rotas ao processo. Além disso, está previsto para o meio do que vem uma avaliação para implementação do sistema também na área de importação.