sexta-feira, 26 de abril de 2013

Aeroporto de Parintins volta a funcionar em período integral, no AM


25/04/2013 23h08 - Atualizado em 25/04/2013 23h40


Liminar reabriu o aeroporto para voos diurnos.
Terminal havia sido parcialmente fechado por risco aviário.

Do G1 AM
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Aeroporto de Parintins opera apenas com voos noturnos (Foto: Adeison Severiano/G1 AM)Aeroporto de Parintins operava apenas com voos noturnos (Foto: Adeison Severiano/G1 AM)
O aeroporto Júlio Belém, no município de Parintins, distante 369Km de Manaus, foi reaberto na tarde desta quinta-feira (25) para a operação de pousos e decolagens no período integral. Desde 2010, o local funcionava apenas com voos nortunos, devido ao risco aviário com a presença de urubus na área operacional, atraídos pela antiga lixeira a céu aberto, nas proximidades do terminal.
De acordo com o secretário Estadual de Cultura Robério Braga,  a liberação do aeroporto se deu por determinação judicial. O juiz federal da 7ª Vara Criminal, Dimis da Costa Braga, o mesmo que em 2011 interditou parcialmente o aeroporto, concedeu liminar determinando a reabertura do Julio Belém.
O juiz não condicionou qualquer parecer prévio da Agência Nacional de Aviaçãpo Civil (ANAC) ou do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), no entanto, deu prazo de 30 dias para a realização de novos estudos técnicos dos dois órgãos.
Fechamento
Na época da interdição parcial, o juiz justificou que não foram apresentados para a Anac, Ibama, ou qualquer outro órgão, algum relatório técnico informando a Justiça Federal das condições de operar com voos diurnos, mediante às providencias adotadas pela Prefeitura, na administração passada.
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Pista de pousos e decolagens do aeroporto (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)Pista de pousos e decolagens do aeroporto (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)
Investimentos
No primeiro trimestre deste ano, a Prefeitura de Parintins aplicou cerca de R$ 2,5 milhões de investimento nas adequações da lixeira pública, que agora é um aterro controlado e no Matadouro Municipal. Os locais foram apontados por laudos técnicos do IPAAM como sendo lugares de grande concentração de urubus.
De acordo com a secretária de serviços públicos, Fabiana Campelo, todas as exigências técnicas para a implantação do aterro controlado foram tomadas, como a definição de áreas específicas e formação de taludes para o depósito dos resíduos domiciliares e comerciais, resíduos volumosos, que são os resíduos de limpeza pública, de construção e demolição, para serviço de saúde e animais mortos.
Fabiana disse ainda que além de áreas especificas, o aterro também dispõe de outros locais que recebem tratamento com camada de cal virgem que ajuda no tratamento de áreas comprometidas pelo acúmulo de material orgânico. Foram instalados os drenos de gás produzidos na decomposição de resíduos. Segundo ela, o gás drenado vai passar por um processo de queima e será transformado em outro gás menos poluente.

Nova estrutura comercial do aeroporto de Manaus terá 133 lojas


25/04/2013 18h10 - Atualizado em 25/04/2013 18h33


Projeto dos espaços comerciais foi apresentado a empresários.
Infraero começou processo licitatório que firmará as concessões de uso. 

Adneison SeverianoDo G1 AM
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Projeto dos espaços comerciais foi apresentado a empresários (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)Projeto dos espaços comerciais foi apresentado a empresários (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)
O projeto de ampliação e de uso dos pontos comerciais do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes foi apresentado a empresários na tarde desta quinta-feira (25), em Manaus.  Com a nova estrutura, o número de 79 pontos comerciais deve saltar para 133 lojas.
Na solenidade, que aconteceu na sede da Câmara de Dirigentes Lojista de Manaus (CDL), o superintendente do aeroporto, Aldeci Lima, informou que o processo licitatório dos espaços comerciais foi iniciado. Ele explicou que o uso dos pontos para fins comerciais será feito por meio de concessões com valores definidos conforme o segmento e localização na estação aeroportuária.
"Em média, em um segmento que não seja mais ou menos atrativo o aluguel fica entorno de R$ 250 por m². Porém, isso é licitação, em que há preço mínimo, ou seja, quem der o maior lance ganha. Já realizamos uma licitação e as outras devem acontecer nos próximos dias. Daí a importância de mostrar para os empresários a nova estrutura, a possibilidade de investimento e parceria no aeroporto", destacou Lima.
A expectativa da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) é que a partir da inclusão de mais lojas na nova estrutura comercial do aeroporto, o volume de postos de trabalho aumente.
"Considerando os postos de trabalhos gerados pelos estabelecimentos comerciais, companhias aéreas e funcionalismo público, atualmente, seis mil pessoas atuam no Aeroporto Eduardo Gomes. Com ampliação do local, o número de postos de trabalho deve apresentar evolução, atingido volume de cerca de sete mil empregos", enfatizou o superintendente. 
O presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, afirmou que com ampliação do segmento lojista do aeroporto, os usuários poderão utilizar o local para compras, movimentando a economia da capital.
"Não apenas os passageiros serão beneficiados. A população que reside naquela região poderá utilizar o aeroporto como shopping, um ponto positivo para o turismo e o lazer da população de Manaus", comentou Assayag.
Obra continua com entrega programada para dezembro de 2013, afirmou superintendente da Infraero (Foto: Camila Henriques/G1 AM)Obras no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (Foto: Camila Henriques/G1 AM)
Obras
Com 15 frentes de trabalho, 60% das obras do Aeroporto Eduardo Gomes foram executadas até este mês. A previsão da Infraero é que 70% da estrutura seja entregue em junho. Já a conclusão, está prevista para dezembro deste ano.
De acordo com o superintendente Regional Noroeste da Infraero, Rubem Ferreira Lima, a primeira etapa, que será entregue em junho, consiste em parte do estacionamento definitivo com viadutos em dois níveis (desembarque internacional e desembarque doméstico) e parte do saguão do aeroporto.
"Hoje, o aeroporto tem capacidade para movimentar 6,4 milhões de passageiros. Após as obras, teremos como suportar até 13,7 milhões de passageiros, ou seja, uma projeção para atender os próximos 25 anos", disse o superintendente.
Com as melhorias do Aeroporto Internacional de Manaus, o segmento empresarial doAmazonas espera que sejam solucionados os problemas no processo de liberação de cargas.
Segundo o presidente da CDL Manaus, uma carga demora, em média, entre 10 e 15 dias para ser liberada, aumentando os custos com transporte e comprometendo a qualidade das mercadorias perecíveis.
"No Brasil inteiro existe esse problema com logística de cargas, mas em Manaus as dificuldades são maiores, porque as condições são mais difíceis. Em relação ao aeroporto, precisamos ter mais velocidade, atuação 24h e nos fins de semana para desembaraçar as situações. Se preciso aumentar o número de fiscais para reduzir o tempo de liberação das cargas. Esse atraso na entrega implica no aumento do valor da mercadoria, porque pagamos mais impostos. Esse problema sério com carga será tema de audiência pública", revelou Assayag.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Nova aérea é advertida pela Anac antes de começar a operar, diz jornal



Do UOL, em São Paulo
Uma nova companhia aérea, que deve começar a operar no mês que vem, foi advertida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e será notificada pelo Procon antes mesmo de levantar o primeiro voo, informa o jornal "Valor Econômico".
Trata-se da Pop Brasil Linhas Aéreas. O motivo: a empresa estava anunciando em seu site passagens para lugares onde ainda não está autorizada a operar, segundo o jornal.
A Pop Brasil é o novo nome fantasia da Whitejets, empresa de voos fretados, do empresário mineiro Paulo Almada, filho do ex-deputado federal Paulo Marcos Almada de Abreu (PMDB/MG).
Procurada pelo jornal, a Anac informou que a companhia "só pode iniciar a comercialização de passagens aéreas, tanto domésticas quanto internacionais, quando há hotran [horário de pouso e decolagem] aprovado".
Após a advertência da Anac, a Pop mudou seu site nesta semana, segundo o "Valor".
O Procon-SP informou que vai abrir um processo interno e que a companhia será notificada, podendo levar multa de até R$ 7 milhões, diz a reportagem.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Infraero eleva aluguel de lojas em aeroportos em até 127%



Crescimento das receitas é consequência das mudanças que a Infraero adotou no processo de licitação das áreas. Desde 2010, a estatal usa a modalidade do pregão presencial

Agência Estado 
Agência Estado
Sem poder contar com a receita dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília, concedidos à iniciativa privada, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) promoveu um forte ajuste na política de preços nas licitações de espaços comerciais, publicitários, restaurantes, hangares, e estacionamentos.
AE
Passageiros no saguão do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo
Ao licitar as áreas após o vencimento de contratos antigos, a estatal conseguiu um aumento médio de 80% no valor pago pelas empresas para explorar estes pontos comerciais. Em alguns casos, as companhias que já ocupavam os espaços se dispuseram a pagar mais do que o triplo do contrato anterior.
No aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o Citibank aceitou pagar R$ 390 mil por mês para utilizar um espaço publicitário, 127% a mais do que o preço inicial, de R$ 171,8 mil. A Cacau Show fez uma oferta de R$ 60,3 mil, o dobro do valor mínimo proposto.
O crescimento das receitas é uma consequência das mudanças que a Infraero adotou no processo de licitação das áreas. Desde 2010, a estatal usa a modalidade do pregão presencial. Antes, as empresas interessadas faziam a proposta em envelope, a partir do preço inicial, e vencia quem apresentasse a maior oferta.
Agora, depois dessa etapa, as três companhias que oferecem o maior valor entram numa disputa presencial. "A licitação por pregão foi um achado porque antes a concorrência era apenas pelo envelope e os valores não se afastavam muito do preço inicial", afirmou o diretor comercial da Infraero, Geraldo Moreira Neves.
Ajustes
Também houve ajustes na definição do preço mínimo desse espaços. Para defini-lo, a Infraero tem feito pesquisas sobre os valores pagos em outros terminais do mesmo porte, na área próxima do aeroporto e, principalmente, em shoppings da região. Os prazos de exploração das áreas também foram padronizados e ficaram menores. Para publicidade, por exemplo, eles variam de 12 a 24 meses. Para restaurantes, lanchonetes, e estacionamentos, até 84 meses.
Segundo Neves, alguns contratos tinham prazos muito longos e eram antigos, o que permitia uma defasagem nos preços. "Esse aumento médio de 80% não deve assustar porque os valores pagos anteriormente estavam muito defasados", disse.
As novas licitações têm permitido que a Infraero consiga manter o ritmo de crescimento das receitas dos últimos três anos, de cerca de 20%, mesmo sem contar com o dinheiro que vinha de Guarulhos, Campinas e Brasília, que desde dezembro de 2012 não fazem mais parte dessa conta.
A privatização desses aeroportos causou uma perda de receita para a Infraero da ordem de 30% na área comercial e de 60% em cargas. Com a concessão de Confins e Galeão, as receitas da estatal em 2014 devem cair ainda mais - 50% na área comercial e 80% em cargas. "Será um desafio estrondoso. Temos que tirar o máximo com o mínimo." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Lufthansa cancela seis voos operados no Brasil em razão de greve; veja a lista



Quase 1.700 viagens serão prejudicadas em todo o mundo nesta segunda-feira, diz empresa

iG São Paulo *  - Atualizada às 

Getty Images
Lufthansa: empresa priorizou voo curto em corte
A Lufthansa cancelou seis voos que opera no Brasil em razão de uma greve de funcionários. Ao todo, serão quase 1.700 cancelamentos em todo o mundo nesta segunda-feira (22), a maioria na Europa.
Três dos voos partiriam na tarde e na noite deste domingo (21) de São Paulo e Rio  de Janeiro com destino a Frankfurt e Munique. Outros três sairiam na segunda-feira (22) dessas mesmas cidades alemãs para chegar na terça-feira ao Brasil (veja tabela abaixo).
A companhia não informou o número de passageiros afetados, mas disse, por meio de nota, que todos já foram avisados. Eles poderiam ser remanejados para outros voos ou remarcar as passagens sem custos.
Os clientes são orientados a buscar informações pelo site da empresa ( www.lufthansa.com ). Os telefones de atendimento (11) 4700-1700 e (21) 4700-1672 não estavam funcionando na tarde deste domingo (21).
VooData (partida)PartidaChegada
LH505
21/04
São Paulo 16:50
Munique 09:45
LH507
21/04
São Paulo 18:45
Frankfurt/Main 11:20
LH501
21/04
Rio de Janeiro 21:15
Frankfurt/Main 14:15
LH504
22/04
Munique 21:55
São Paulo 05:30
LH506
22/04
Frankfurt/Main 22:05
São Paulo 04:55
LH500
22/04
Frankfurt/Main 22:15
Rio de Janeiro 05:30

O sindicado Verdi, representante de 33 mil funcionários da companhia, anunciou a greve na sexta-feira para colocar pressão na direção da Lufthansa por melhores salários.
O sindicato disse que a oferta feita pela empresa na quarta-feira era "escandalosa".
Como em outras greves, a Lufthansa cancelou principalmente voos curtos, para manter o voos de longa distância, que são mais lucrativos.
A Lufthansa estimou que a paralisação vai custar dezenas de milhões de euros e descreveu a ação dos trabalhadores como "absurda" e "desproporcional", dado o estágio inicial das negociações.
A Lufthansa também recomendou que os passageiros tentem se restringir a carregar bagagens de mão se possível, em uma tentativa de evitar a repetição de filas nos guichês de check-in que foram registradas durante a greve de março.
Passageiros com passagens em voos domésticos na Alemanha poderão usar trens como alternativa.
*com informações da agência Reuters