sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Início de namoro


7:14 \ Economia


Proposta na mesa
Executivos da Qatar Airways reuniram-se na terça-feira passada com o alto comando da Gol. Os árabes querem comprar a companhia usando o mesmo desenho que foi utilizado pela LAN para ficar com a TAM. Ressalte-se que é ainda um namoro em fase muito inicial e aparentemente, com chances ignoradas de virar casamento.
Por Lauro Jardim

Funcionários da Lufthansa vão retomar as negociações



Sindicato anunciou que vai conversar com direção da companhia aérea para resolver o conflito salarial que originou a greve dos trabalhadores

EFE 
EFE
ASSOCIATED PRESS/AP
Passageiros aguardam atendimento em fila no guichê da Lufthansa no aeroporto de Munique
O sindicato dos tripulantes de cabine da Lufthansa (UFO) informou nesta sexta-feira que vai realizar as primeiras conversas com a direção da companhia aérea para resolver o conflito salarial que gerou uma greve dos trabalhadores. A Lufthansa havia informado que desde a última quinta-feira busca uma solução para evitar a paralisação, apesar de ainda não ter sido aprovado um mediador e da falta de definição sobre se as negociações bilaterais terão prioridade.
Após dois dias de greves regionais, o sindicato convocou um protesto em toda a Alemanha que obrigou a Lufthansa a cancelar 1.000 dos 1.800  voos previstos para hoje. Cerca de 18 mil tripulantes da Lufthansa estão em greve de 24 horas desde a meia-noite local desta sexta-feira (19h de Brasília de quinta-feira) em todas as suas bases, o que levará à suspensão de dois terços dos voos da empresa e afetará cerca de 100 mil passageiros.
É a maior greve na história da companhia aérea. A primeira greve de alcance nacional dos tripulantes terá efeitos no tráfego aéreo de toda a Alemanha e suas conexões internacionais, tanto dessa companhia aérea como de suas associadas. O presidente da Lufthansa, Christoph Franz, afirmou à rede de televisão estatal "ZDF" que a greve é "desproporcional", e admitiu que a dimensão do conflito superou suas previsões.
O conflito ocorre em um momento crítico para a empresa, que precisa cortar despesas para enfrentar a concorrência das companhias de baixo custo e a alta dos preços dos combustíveis. 

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Aeroporto de Guarulhos poderá ter até duas estações de trem



05 de setembro de 2012  13h08  atualizado às 13h34

Cumbica terá duas estações da Linha 13-Jade no terminal de cargas e em um de passageiros. Foto: Adriano Lima/Terra
Cumbica terá duas estações da Linha 13-Jade no terminal de cargas e em um de passageiros
Foto: Adriano Lima/Terra
THIAGO TUFANO
Direto de São Paulo
O presidente da Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., Antonio Miguel Marques, afirmou, na manhã desta quarta-feira, que Cumbica poderá ter duas estações de trem e metrô para os próximos anos. De acordo com o empresário, a ideia é que a Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) chegue ao aeroporto até a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.
"Estão previstos no projeto da Linha 13 duas estações, uma em frente ao terminal 4 (terminal de carga) e a outra, que ainda está em fase de definição, vai ser provavelmente em frente ao terminal 3, mas ainda não é a posição final", afirmou Marques. As obras do terminal 3 do aeroporto já estão em andamento.
Porém, quando questionado se o prazo seria cumprido pelo governo do Estado que, segundo ele, prometeu uma das estações para o Mundial de futebol, Marques afirmou que a responsabilidade está com a CPTM.
"Quem tem que responder essa pergunta é a CPTM, mas o governador diz que estão fazendo todo esforço para o trem estar funcionando até a Copa. A previsão da CPTM é que seja concluído até a Copa", completou.
Além da melhoria no acesso ao aeroporto que deve ser feita através das estações de trem, o projeto do novo aeroporto prevê mais 6 mil vagas de estacionamento até a Copa do Mundo de 2014. Outro fato que irá melhorar a locomoção dos usuários é a construção de um "mini terminal rodoviário", que irá funcionar onde hoje ficam os táxis.
A chegada do Rodoanel ao Aeroporto de Guarulhos também foi citada pelo presidente da Concessionária, porém, o novo acesso não estará pronto para o evento.
Hotéis no aeroporto
A ideia da Concessionária é construir hotéis dentro do próprio aeroporto, que possam receber passageiros em voos de conexão, que passam a noite no País. Os estabelecimentos serão de três, quatro e cinco estrelas.
Apenas o terminal 3, que ficará pronto para a Copa, um hotel com 50 quartos será construído, localizado dentro do próprio terminal em área restrita e antes da imigração. Essa obra será feita pela concessionária, que depois negociará com redes hoteleiras para a definição da bandeira de administração do prédio.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Com Rapidão Cometa, Fedex planeja ter serviço de entrega expressa no Brasil



Até a aquisição da empresa brasileira, no primeiro semestre deste ano, companhia americana estava focada no mercado de importação e exportação

Dubes Sônego 
Divulgação
Rapidão Cometa: Fedex pretende usar capilaridade de entrega da companhia brasileira para oferecer no Brasil serviço de cargas expressas

A Fedex, uma das maiores empresas de logística do mundo, ao lado de DHL, TNT e UPS, planeja ter no mercado interno brasileiro um serviço de encomendas expressas similar ao que a tornou famosa em seu país de origem. A construção de uma rede que permita a coleta de mercadorias dentro do Brasil, com destino no Brasil, e entrega na manhã seguinte, está na lista de prioridades da companhia em seu processo de integração com a Rapidão Cometa, adquirida no primeiro semestre deste ano. "É algo que devemos oferecer num futuro próximo", diz Michael Murkowski, sênior vice-presidente de operações da Fedex Express para a América do Sul.
No Brasil há pouco mais de quatro semanas, Murkowski é o executivo que vai acompanhar pela Fedex o andamento de todo o processo de integração com a empresa brasileira.
O volume de investimentos envolvido no projeto de entrega de cargas expressas e a data em que irá entrar em operação são mantidos em sigilo pela companhia. Mas é algo que deverá acontecer dentro do período de 18 a 24 meses, estipulado para a conclusão do processo de integração. 
A tecnologia de rastreamento e gestão das encomendas usada provavelmente será a mesma que a Fedex usa em outros mercados em que oferece o serviço, como o americano, o mexicano, o indiano e o polonês. Murkowski não crava, mas diz que é o tipo de coisa que a Fedex pode agregar à empresa que irá surgir da união. A Rapidão Cometa é uma das líderes na distribuição de cargas fracionadas, mas faz muito poucas entregas expressas, especialidade da americana.
O estabelecimento de uma rede do gênero também permitirá à Fedex explorar mercados com grande potencial dentro dos clientes atuais. Um deles, diz o executivo, é o de grandes empresas internacionais que exportam para o Brasil e gostariam de ter um só fornecedor de serviços logísticos. "Eles vão querer entregar para nós a distribuição doméstica. E também achamos que vão usar nossa rede para exportar a partir do Brasil", afirma Murkowski. 
No mercado interno, o comércio eletrônico uma nova fronteira em potencial. 
Mas haverá diferenças entre o sistema de entregas expressas no Brasil e nos Estados Unidos. Lá, a Fedex tem aviões próprios para fazer a ligação entre grandes cidades americanas e usa caminhões somente para cobrir os trechos finais da entrega. Por ser uma companhia de capital estrangeiro, a legislação brasileira impede que a empresa tenha aviões para cobrir rotas dentro do Brasil. Tem autorização somente para fazer a ligação com outros países. O problema, porém, poderá ser contornado com a compra de espaço em aeronaves de companhias brasileiras.
Até a aquisição da Rapidão Cometa, a Fedex atendia pouco mais de 2 mil cidades no Brasil. Com a compra, a unidade brasileira passou a alcançar 5,3 mil, saltou passou a quinta posição entre as  maiores filiais da companhia americana em receita (acima de R$ 1 bilhão, segundo estimativas), agregou 45 filiais, 145 pontos de distribuição, 770 veículos um terminal alfandegado em Suape.
Cautela
Fora a implantação do serviço de cargas expressas, porém, a ordem do dia na companhia é ter cautela para não comprometer a estrutura herdada com a aquisição. "Compramos a Rapidão porque é um negócio sólido e rentável. Não queremos mudar isso", afirma Murkowski. "Nessa fase, vamos manter os negócios como de costume em relação ao que oferecemos para os clientes e na forma como cada unidade é gerenciada".
Na prática, explica, isso significa manter as equipes que já estavam na empresa, especialmente aquelas em cargos estratégicos. O exemplo mais emblemático é certamente o do presidente da Rapidão Cometa, Américo Filho, que passou também a ser presidente da Fedex Brasil. Haverá somente ajustes pontuais, diz o executivo americano, por causa do momento de desaceleração econômica por que passa o país.
O receio de impor uma cultura externa se justifica. Em meados da década passada, a holandesa TNT comprou duas grandes empresas de cargas rodoviárias no Brasil, a Mercúrio (em 2007) e a Expresso Araçatuba (em 2009). O processo de integração, porém, foi conturbado e já em 2010 a empresa amargava prejuízos de mais de 200 milhões de euros e a perda de grandes clientes.
A estratégia para não repetir o erro é baseada em um cronograma que prevê inicialmente a análise do que vale a pena integrar e o que não vale, tendo como critério "a geração de valor para os clientes". "Não queremos transformar a Rapidão Cometa em Fedex, nem a Fedex Brasil em Rapidão Cometa. Nosso objetivo é pegar os melhores elementos da cultura e das duas companhias e combiná-los em algo que seja unicamente brasileiro", diz.

Greve da Lufthansa pode causar caos em aeroportos da Europa


Edição do dia 05/09/2012
05/09/2012 08h13 - Atualizado em 05/09/2012 08h13

 

Com a paralisação parcial na terça-feira (4), mais de 300 vôos foram cancelados. Em toda a Europa, 43 mil passageiros ficaram no solo.

Todos os tripulantes da maior companhia aérea da Europa - a Lufthansa - foram convocados a entrar em greve por 24 horas, na próxima sexta-feira. É promessa de caos em todo continente.
A terça-feira (4) foi uma amostra do que pode acontecer. O aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, é a base da Lufthansa e o maior da Europa Continental. Só perde em movimento de passageiros para o aeroporto de Heathrow, na Inglaterra. Com a paralisação parcial do pessoal de cabine, mais de 300 vôos foram cancelados. Em toda a Europa, 43 mil passageiros ficaram no solo.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

MAIOR OBRA RODOVIÁRIA DA PARAÍBA COMEÇA A SAIR DO PAPEL



Publicação: 04/09/12
Nesta segunda-feira (03/09), o governador da Paraíba Ricardo Coutinho autorizou a licitação da maior obra rodoviária do Estado. Trata-se do Anel Viário do Cariri, que contará com um investimento de quase R$ 100 milhões.
Segundo o governo, serão 204 km de rodovias que beneficiarão mais de 120 mil habitantes dos municípios de Monteiro, Zabelê, São Sebastião do Umbuzeiro, São João doTigre, Camalaú, Congo, Caraúbas, São Domingos, Cabaceiras, Boqueirão e Queimadas.
Deste total, 151 quilômetros serão pavimentados e outros 53 km serão restaurados. O governador adiantou também que os recursos para a obra já estão assegurados pelo BNDES. Os trechos a serem asfaltados são Zabelê/São Sebastião do Umbuzeiro, num trecho de 13 km; São Sebastião do Umbuzeiro/São João do Tigre (20,4 km), São João do Tigre/Camalaú (23,7 km), São João do Tigre/Camalaú, Congo/Caraúbas ( 20,8 km), Caraúbas/São Domingos do Cariri (14 km), São Domingos do Cariri/Cabaceiras (14 km), São Domingos do Cariri/Cabaceiras (27 km) e Congo/ Divisa PB.PE (16 km).
Na ocasião, o secretário de Infraestrutura, Efraim Morais, destacou os investimentos de quase R$ 1 bilhão do governo estadual em estradas e, particularmente, no Cariri, que também recebe recursos do Proinveste. Somente neste último programa serão contempladas a PB-160 entre Boa Vista e Cabaceiras, a PB-200 entre Serra Branca e Coxixola, a PB-202 ligando Parari a Santo André, a PB-202 de São João do Cariri e Parari e a PB-248 no entroncamento da PB-250 com Amparo.
Do Portal Estradas

Greve da Lufthansa chega ao aeroporto de Munique



04 de setembro de 2012  06h14

Frankfurt, 4 Set 2012 (AFP) -Os funcionários de tripulação da Lufthansa, a maior companhia aérea da Alemanha, farão uma greve nesta terça-feira no aeroporto de Munique entre 11H00 GMT (8H00 de Brasília) e 22H00 GMT (19H00 de Brasília), informou o sindicato alemão UFO. O sindicato já havia anunciado uma paralisação nesta terça-feira no aeroporto Tegel de Berlim e uma greve no aeroporto de Frankfurt. A organização sindical, que representa os funcionários de voo comercial, busca assim apoiar as reivindicações salariais e não aceita a contratação de funcionários interinos por parte da Lufthansa. esp/fp

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

FROTA TERCEIRIZADA DEVE CRESCER 60% NO PAÍS



Publicação: 03/09/12
A busca de empresas por veículos que façam o transporte de seus produtos e colaboradores deve crescer cerca de 60% nos próximos três anos, índice oito vezes maior que o programado para crescimento na Europa durante o mesmo período, equivalente a 7%.
Um levantamento da Corporate Vehicle Observatory, instituição especializada no assunto, avaliou como será os próximos anos das frotas de mais de 15 países. De acordo com o estudo, o Brasil tem uma dos mais promissores futuros “a região do País mais forte para a terceirização de frotas é São Paulo, seguida por Rio de Janeiro e Curitiba. O restante está pulverizado em Minas Gerais e na Região Nordeste”.
Para Cleber Kouyomdjian, diretor-comercial da Arval, a alta se deve a economia nos gastos. “Ao terceirizar sua frota, o cliente tem uma redução de custos que pode chegar a 30%”.  Para dar uma ideia, um automóvel comprado para frota, em 36 meses, terá custado em média R$ 2,3 mil por mês a uma companhia. Se o veículo for locado o total cai para R$ 2,1 mil por mês na maioria dos casos. A Arval calcula ser capaz de fazer o gasto girar em torno de R$ 1,9 mil a cada 30 dias.
Ainda de acordo com o executivo, os fármacos e laboratórios são os setores que mais contratam frotas terceirizadas. "Também temos o segmento de frota executiva [transporte de funcionários]. Nele, o perfil das empresas clientes é difuso, com algum destaque para bancos e agências de publicidade."
Do Panorama Brasil

Tripulação da Lufthansa anuncia novas interrupções para esta terça-feira



Funcionários exigem melhoras salariais e pedem para companhia cancelar contratação externa

EFE 
EFE
Pessoal da tripulação da companhia aérea alemã Lufthansa, com exceção dos pilotos, retomam nesta terça-feira suas interrupções para exigir melhoras salariais e a renúncia da companhia aérea a contratar pessoal externo.
Um porta-voz do sindicato do setor, o UFO, advertiu que não se saberá que voos e aeroportos serão afetados pela paralisação até as seis horas antes de começar a mesma. O primeiro dia da greve na sexta-feira passada, de oito horas de duração, provocou um caos no aeroporto internacional de Frankfurt, onde a Lufthansa se viu obrigada a cancelar cerca de 200 voos e a greve provocou muitos atrasos em outros trechos, também em terceiras companhias.
A companhia aérea alemã, a maior da Europa, comunicou, enquanto isso, que tentará se preparar o melhor possível para enfrentar as novas interrupções, apesar de ter reconhecido que a margem de seis horas para a convocação é muito reduzida para tentar minimizar os efeitos da greve.