quinta-feira, 23 de maio de 2013

Cidade aeroporto é aposta do Vetor Norte


Publicação: 23/05/2013 06:00 Atualização: 23/05/2013 06:48


Quando os voos comerciais foram transferidos do aeroporto da Pampulha para o de Confins, poucos poderiam vislumbrar a importância da mudança para o desenvolvimento do Vetor Norte. A construção da Linha Verde, a atração de voos nacionais e internacionais e uma série de projetos fazem parte da implantação do conceito de aerotrópolis (cidade-aeroporto) na região. Apesar de pouco conhecido, o projeto é a promessa para diversificação da economia do estado e de crescimento do entorno da região para atrair empresas de setores estratégicos.
Estudo elaborado pelo norte-americano John Kassarda, em 2004, definiu 36 pontos a serem priorizados pelo governo de Minas para que o projeto decolasse. Entre outros, à época era preciso a construção de uma via rápida e a busca por voos para o desenvolvimento. Mas falta muito a ser feito para o projeto, principalmente para que o aeroporto sirva de vetor para novas empresas, devido à facilidade logística e áreas de livre negócio. 

Em palestra sobre o tema, o superintendente de Projetos Especiais do governo de Minas, Danilo Colares Moreira, disse que o projeto está em implantação, mas os resultados devem ser mais efetivos com a concessão do aeroporto, dada a agilidade da iniciativa privada diante da burocracia do poder público. “O aeroporto é a peça mais importante. Tínhamos que ordená-lo primeiro e agora partimos para outra etapa”, comenta Moreira. A avaliação é que a implantação do polo aeronáutico em Lagoa Santa e até mesmo a construção da Six Semicondutres, em Ribeirão das Neves, facilitarão a atração de empresas para o entorno. 

Concorrência
O consultor do Sindicato da Arquitetura e da Engenharia de Minas Gerais (Sinaenco-MG) Jorge Hori é que Minas precisa divulgar melhor o projeto para evitar que vizinhos interessados nessas empresas se antecipem e fechem acordos. Para ele, BH é a cidade brasileira com melhores condições para desenvolvimento do projeto, dada a disponibilidade de áreas nas proximidades do aeroporto e o baixo custo do terreno. Em Brasília e Campinas, concorrentes diretos, o fator complica a instalação de indústrias nos arredores. “Não é um projeto urbanístico e, sim, econômico, de atração de investimentos. É preciso desenvolver competência para atrair os investimentos”, afirma Hori.

Geilson cobra soluções para aeroporto de Feira, rodovias e táxis a Otto Alencar


Geilson questinou Otto Alencar sobre uma série de reivindicações
Geilson questinou Otto Alencar sobre uma série de reivindicações
Apesar de ser a segunda maior cidade  da Bahia, Feira de Santana ainda não dispõe de um aeroporto ativo. O deputado estadual Carlos Geilson (PTN) aproveitou a visita do vice-governador e secretário de Infraestrutura do Estado, Otto Alencar, na Comissão de Infraestrutura,Desenvolvimento Econômico e Turismo, para cobrar a integração do aeroporto de cargas e descarga e transporte de passageiros para Feira. O parlamentar também questionou os motivos da apreensão dos táxis que fazem transporte intermunicipal e cobrou a reforma das rodovias que ligam Tanquinho, Candeal e Ichu.
“Feira tem mais de 600 mil habitantes, tem o comércio e o setor industrial fortes e aquecidos, mas ficamos na dependência do acesso via rodovias, porque até hoje não foi solucionada a questão da integração do aeroporto. O resultado da licitação já saiu, mas até agora nada de obras”, criticou Geilson.
De acordo com o secretário, o governo fez um edital de licitação para concessão e o consórcio da empresa UTC com a Sintart ganhou a concorrência. “Infelizmente estamos submetidos à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e à Secretaria de Ação Civil. E essa burocracia é o que está emperrando o aeroporto de Feira de Santana, assim como o de Vitória da Conquista, que há dois anos estamos tentando lançar o edital de licitação. E tenha certeza que com a nossa legislação, o Brasil não vai conseguir andar como os outros países emergentes”, afirmou Otto.
Sobre a situação dos táxis, o deputado questionou ao secretário o porquê da perseguição aos taxistas que fazem o transporte intermunicipal. “Já dei determinação ao diretor da Agerba, Eduardo Pessôa, de não multar táxi. Embora existam cidades em que os prefeitos estão fazendo a farra da placa vermelha, e nós estamos encaminhando esses casos ao Ministério Público, porque é ato de improbidade administrativa e não mais atribuição da Agerba”, afirmou.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Desapropriação para construir aeroporto de Araquari pode sair em maio



Prefeito João Pedro Woitexem afirma que governador Raimundo Colombo vai assinar decreto de utilidade pública

imgRogemar Santos
@Rogemar_ND
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Divulgação/ND
Desapropiação da área do aeroporto foi confirmada em reunião da SC Parcerias
O governador Raimundo Colombo deve assinar ainda em maio o decreto de utilidade pública de uma área de aproximadamente 25 milhões de metros quadrados para fins de desapropriação, na localidade conhecida como “Rainha”. O objetivo é a construção do chamado complexo intermodal, que inclui um aeroporto internacional entre os municípios de Araquari e Balneário Barra do Sul ().
A revelação foi feita pelo prefeito de Araquari, João Pedro Woitexem (PMDB) que foi recebido na semana passada pelo presidente da SC Parcerias, Ênio Branco, principal investidor da obra. “Está confirmado que a desapropriação finalmente será assinada pelo governador. Um dia histórico que marcará mudanças radicais em nossa região, mas para melhor”, comentou Woitexem.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

TAM irá compartilhar voos com a American Airlines



A TAM Linhas Aéreas informou que recebeu autorização da Anac para o acordo de compartilhamento de voos (code share) com a American Airlines

Tom Pennington/Getty Images
Avião da American Airlines
O acordo entre a TAM e a American Airlines foi firmado em dezembro de 2012
São Paulo - A TAM Linhas Aéreas informou que recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para o acordo de compartilhamento de voos (code share) com a American Airlines.
Segundo a empresa, esta era a última aprovação do governo necessária para a operação, que já recebeu aval do Departamento de Transporte dos Estados Unidos (DOT) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
No momento, as companhias trabalham nos detalhes do compartilhamento, cuja data de implementação não foi divulgada.
O acordo entre a TAM e a American Airlines foi firmado em dezembro de 2012. Quando estiver implantado, permitirá que os passageiros de ambas as companhias desfrutem de benefícios como a simplificação de reserva de voos e conexões mais convenientes nas Américas do Sul e do Norte (com um único bilhete aéreo).
Os clientes da TAM poderão viajar para cidades dos Estados Unidos utilizando a malha aérea da American Airlines a partir de Miami, Nova York e Orlando. Já os clientes da companhia norte-americana terão acesso aos destinos operados pela TAM no Brasil.

Aeroporto Afonso Pena é o melhor do Brasil, dizem passageiros


19/05/2013 às16:29:10 - Atualizado em 19/05/2013 às16:58:27


Afonso Pena foi o maiselogiado pelospassageiros
Usuários de transporte aéreo elegeram o aeroporto internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC) como o
melhor terminal do Brasil. A informação foi divulgada ontem (18), no Jornal Nacional, da Rede Globo.
A pesquisa, realizada pela Secretaria de Aviação Civil, ouviu 21 mil passageiros no primeiro trimestre deste ano. Foram avaliados 41 itens nos 15 principais aeroportos do País.
Um passegeiro entrevistado pela reportagem do Jornal Nacional creditou o bom desempenho do Afonso Pena por ele ter menos tráfego, fazendo com que as pessoas passem menos tempo na fila em comparação a outros aeroportos. Além do Afonso Pena, foram eleitos os melhores aeroportos os de Natal, Fortaleza e Recife. Os terminais com as piores avaliações foram os de Brasília,Manaus, Galeão (Rio de Janeiro) e Cuiabá, que ficou em último lugar.