segunda-feira, 4 de junho de 2012

Sorocaba desperta para uma nova era


Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva local, qualificar profissionais e atrair  a instalação de mais empresas para região, Sorocaba ganha nesta segunda- feira (4) o Parque Tecnológico de Sorocaba. A inauguração do complexo, localizado na avenida Itavuvu, zona norte, será às 18h. O governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), o prefeito Vitor Lippi (PSDB), além de secretários estaduais e demais autoridades prometem marcar presença na solenidade. “Sorocaba entra de vez na era da tecnologia e da inovação”, afirma o presidente do Parque Tecnológico, Carlos Alberto Costa.

Segundo ele, um dos principais laboratórios do complexo será o de tecnologia automobilística, já que a região conta com forte presença do  segmento e possui empresas fornecedoras e montadoras.

Ainda de acordo com Carlos Alberto Costa, a expectativa é que o complexo gere até cinco mil empregos para cargos superiores e com bons salários. “O Parque vai fortalecer a cadeia produtiva local, pois qualificará profissionais e atrairá a instalação de mais empresas para nossa região”, diz.

Empresas
Já estão confirmadas cerca de 40 cartas de intenção de empresas privadas que querem se instalar no Parque. Algumas marcas são Flextronics, ZF, Wobben e Tecsis. 
Os setores automotivo, metal-mecânico, eletrônico, eletroeletrônico e TIC farão parte do modelo do complexo. Na área de biomedicina e bioengenharia, é a PUC (Pontifícia Universidade Católica) que vai  desenvolver essas atividades.
70 milhões de reais é o valor do investimento do Parque.


Para isso, todas  terão de aguardar o edital de licitação, que será publicado nesta quarta-feira,  no jornal “Município de Sorocaba”. As ganhadoras podem instalar os laboratórios de pesquisas até o início de agosto.

As universidades públicas estão um passo à frente e já reúnem os documentos necessários para se instalar no complexo. São elas: Unesp, UFSCar, Fatec, USP, Unicamp e instituições de pesquisa como Ipem e Ipet.

Troca de experiências garantida
Unidade de Sorocaba faz parte de associação mundial que tem 400 parques cadastrados
O Parque Tecnológico de Sorocaba já é conhecido no mundo inteiro, facilitando o contato e a troca de experiências com outras unidades.

Segundo o presidente do complexo, Carlos Alberto Costa, a cidade está inscrita na IASP (Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos). “A instituição conta com mais de 400 parques cadastrados. Assim, poderemos saber onde acertaram para seguirmos o exemplo e evitar os mesmos erros”, explica.

A unidade de Sorocaba destaca-se por abrigar laboratórios de P&D das empresas e contará com a presença de mais de dez universidades, além de escritórios de entidades certificadoras e registro de marcas e patentes. 

A partir desta segunda-feira, estará funcionando o Núcleo Central, com 11 mil metros quadrados de área construída e irá abrigar os laboratórios de pesquisas das academias e institutos. No local, existem auditórios, centro de convivência, bancos, restaurantes e administração.

O Parque poderá expandir-se futuramente, já que conta com 1 milhão de metros quadrados.

Foco

Conferência internacional segue até quinta
A abertura do Parque Tecnológico contará com três dias de programação da Conintec (Conferência Internacional de Inovação em Parques Tecnológicos).

Haverá mostra tecnológica e palestras ministradas por convidados internacionais de parques tecnológicos e de universidades brasileiras.

As palestras começam nesta segunda e prosseguem até quinta, das 9h às 16h. Os temas são implantação, competitividade e inovação voltados ao segmento tecnológico.

O destaque da programação é o professor na Université Lumière Lyon 2 (França) e diretor adjunto do Laboratório Decision and Information Sciences for Production Systems (DISP),  Abdelaziz Bouras, considerado um dos maiores especialistas internacionais da área de projetos PLM. O renomado professor se apresenta nesta segunda-feira a partir das 14h30.

Linha especial de ônibus
Uma operação especial foi preparada pela Urbes – Trânsito e Transportes para atender aos eventos que serão realizados de hoje até quarta-feira no  Parque Tecnológico de Sorocaba. 

Nesta segunda-feira, a partir das 12h55, um ônibus sairá da plataforma 3 - Ponto “L” do Terminal Santo Antônio, e percorrerá corredores como a rua Hermelino Matarazzo e avenida Itavuvu, com ponto final no Parque Tecnológico. 

Na terça e quarta-feira, quando prossegue a programação da Conferência Internacional de Inovação em Parques Tecnológicos, a operação da linha especial começa a partir das 7h40 no Terminal Santo Antônio e se encerra às 18h55 no Parque Tecnológico. 

Além desta linha especial, os usuários também podem utilizar a linha 39 – Aldeia dos Laranjais, que parte do mesmo ponto e o  final é um pouco mais adiante, nas proximidades da Toyota.

Na rede
A conferência internacional do Parque Tecnológico conta com o site: www.conintec.com.br.

Localização
O Parque Tecnológico fica na avenida Itavuvu, próximo à montadora Toyota, na rodovia Castello Branco, quilômetro 92. 

30 é o número de palestrantes na conferência.

Exemplos
Foram visitados os parques tecnológicos da Suécia, Dinamarca, Inglaterra e Finlândia.