quinta-feira, 21 de março de 2013

Um ex-duopólio nos ares


7:29 \ Economia


Mercado desconcentrado
Avianca, Azul e Trip juntas já controlam 24% do mercado doméstico de aviação, de acordo com dados da Anac.
Isso significa que o duopólio TAM/Gol, respectivamente donas de 34% e 32% de participação total, já não é mais aquele.
Por Lauro Jardim

quarta-feira, 20 de março de 2013

Lucro da Fedex cai 31% com fraqueza em negócios de carga aérea



O lucro líquido no terceiro trimestre fiscal foi de US$ 361 milhões, ou US$ 1,13 por ação, ante ganho de US$ 521 milhões, ou US$ 1,65 por papel, no mesmo período do ano anterior

Reuters 
Reuters
Getty Images
Negócios de carga aérea expressa fracos influenciaram queda no lucro da Fedex
A FedEx teve queda de 31% no lucro trimestral diante de custos de reestruturação e fraqueza nos negócios de carga aérea expressa, informou nesta quarta-feira a segunda maior companhia de entrega de encomendas dos EUA.
O lucro líquido no terceiro trimestre fiscal foi de US$ 361 milhões, ou US$ 1,13 por ação, ante ganho de US$ 521 milhões, ou US$ 1,65 por papel, no mesmo período do ano anterior.

    terça-feira, 19 de março de 2013

    Azul planeja dobrar número de rotas a partir de Viracopos



    iG Paulista - 19/03/2013 10h19 
    Maria Teresa Costa | teresa@rac.com.br
    Avião da companhia decola na pista do aeroporto campineiro
    Foto: Cedoc/ RAC
    Avião da companhia decola na pista do aeroporto campineiro
    A Azul Linhas Aéreas planeja dobrar o número de destinos operados a partir do Aeroporto Intenacional de Viracopos, base da companhia. Hoje, a aérea atende 70 cidades. 

    Com a ampliação de rotas, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos negocia com a Azul, responsável por 85% dos voos em Viracopos, uma área exclusiva de embarque e atenção a passageiros em trânsito no futuro terminal de passageiros, previsto para entrar em operação em maio de 2014. 

    O presidente da concessionária, Luiz Alberto Küster, informou que a conversa com a Azul ainda é inicial, mas que o projeto visa fortalecer a aviação regional, aproveitando o fato de a Azul transformar Viracopos no principal centro de seus voos. “Hoje temos 70 cidades atendidas e a proposta da Azul é dobrar esse volume”, disse.

    Também está em estudo uma área para os aviões ATR, os turboélices operados pela Azul, de forma a facilitar a transferência de passageiros em trânsito, que chegam em jatos e seguem viagem em turboélices. 

    A área para os ATRs poderá ser o atual terminal de passageiros, que será desativado a partir de maio de 2014, quando Viracopos terá uma nova área para 14 milhões de passageiros. 

    Os estudos irão mostrar qual a melhor alternativa, mas a concessionária acredita que poderá utilizar o terminal para um shopping, uma área de embarque e desembarque de jatos executivos internacionais e também como terminal de passageiros de aviões turboélice.

    No projeto do aeroporto, 28 pontes de embarques estarão situadas em três piers, sendo um deles para passageiros de voos internacionais, outro mesclando internacional e doméstico e outro exclusivamente doméstico. Os pilares dos piers estão sendo erguidos e as fundações do novo terminal tiveram início.

    A chegada da Azul em 2008 transformou Viracopos em ponto central da companhia e acirrou a concorrência de outras aéreas, com uma competição por tarifas e rotas. Em julho de 2010 os voos internacionais voltaram a Campinas e também houve um crescimento geral no número de passageiros que optaram pela aviação por causa das melhorias das condições do País.

    Em 2009, segundo o estudo que embasa o edital de concessão dos aeroportos, contabilizou 1,2 milhão de assentos de partida em Viracopos, aumentando para 2,1 milhões em 2010 e a previsão é de que a capacidade de assentos em Viracopos crescerá para 3,4 milhões em 2011. 

    Em 2010, a Azul foi responsável por 56,3% dos assentos regulares de destino em Viracopos, seguida pela Gol com 24,1% e pela TAM com 17,2%. Desde que a Azul começou suas atividades em 2008, a Gol aumentou o número de assentos regulares que partem de Viracopos, em média, 16,7% por ano entre 2008 e 2011 (incluindo uma diminuição de 6,7% em 2011).