quinta-feira, 2 de maio de 2013

Aeroporto de Cumbica ganhará sistema de câmeras inteligentes


30/04/2013 13h11 - Atualizado em 30/04/2013 14h57


Anúncio foi feito nesta terça durante vistoria do ministro da Aviação Civil.
Edifício garagem do aeroporto de Guarulhos começa a funcionar em maio.

Rosanne D'AgostinoDo G1 São Paulo, em Guarulhos
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Obras de edifício garagem de Cumbica estão dentro do cronograma (Foto: Rosanne D'Agostino)Obras de edifício garagem de Cumbica estão
dentro do cronograma (Foto: Rosanne D'Agostino)
O Aeroporto Internacional de São Paulo, emGuarulhos, na região metropolitana, deverá ganhar câmeras de segurança inteligentes para monitoramento de irregularidades em seus terminais. O anúncio foi feito nesta terça-feira (30) pelo presidente da concessionária que administra o aeroporto, Antonio Miguel Marques, durante visita do ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, nas obras do edifício garagem do terminal, que deverá ser entregue em maio deste ano.
“Nós estamos ampliando o parque de monitoramento eletrônico. Vamos chegar ao total de 6 mil câmeras, atualmente são cerca de 2 mil. Um monitoramento de quase 100% de todo o sítio aeroportuário com a introdução de uma camada de inteligência nessas câmeras”, afirmou Marques.
“O nível de inteligência será introduzido. Havendo alguma irregularidade, esse sistema coloca na tela aquela irregularidade. Por exemplo, uma mala abandonada no corredor. Aquela câmera está programada para, se não tiver movimento naquela mala por 'x' segundos, aquela imagem sobe imediatamente para o sistema de monitoramento”, afirma. “É um programa de quatro anos para implantação de tudo.”
Vistorias
Durante a vistoria, o ministro Moreira Franco, da aviação civil, afirmou que as obras estão dentro do cronograma previsto para a Copa de 2014. “Não tenho a menor dúvida de que a meta será cumprida”, afirmou. Segundo o ministro, o objetivo é “dar ao usuário o tratamento de cliente, qualidade, preço, segurança. Saio daqui muito bem impressionado com o que eu vi."
Segundo o GRU Airport, o novo estacionamento coberto terá 2.644 vagas, oito andares e funcionará 24 horas. Os preços ainda não foram definidos. Inicialmente, os passageiros serão levados aos terminais 1 e 2 por meio de vans. Quando o terminal 3 estiver pronto, o que deve ocorrer em abril de 2014, a garagem será integrada com esteiras rolantes.
Segundo o ministro, a primeira etapa de investimentos em aeroportos tem como prioridade a Copa das Confederações. Em seguida, obras para a Copa do Mundo, com um investimento total em torno de R$ 7 bilhões até as Olimpíadas de 2016.
“Estamos montando um grupo de acompanhamento de obras para que possamos não só obter as informações que venham dos consórcios, das empreiteiras, como da Infraero, para que esses contratos sejam rigorosamente cumpridos”, disse.
Outras melhorias
Ainda conforme o presidente da GRU, Antonio Miguel Marques, tiveram início reformas nas pistas e estão previstas as ampliações para 2014. “Várias melhorias já começam a entrar em operação nos terminais 1 e 2, como os check-ins compartilhados. No meio do ano todos os totens do check-in do aeroporto poderão ser usados por qualquer companhia aéreas e por qualquer passageiro”, afirma.
“Dois meses depois, nós entramos com o sistema onde o passageiro pode imprimir suas etiquetas de bagagem, ele mesmo colocar na mala e despachar no balcão. Em seguida nós estamos entrando com melhorias operacionais de sistema”, informou.
Já o novo terminal 3, que adiciona de imediato 12 milhões de passageiros por ano na Copa de 2014, em seguida será duplicado até as Olimpíadas. Guarulhos opera hoje em três terminais cerca de 35 milhões de passageiros por ano. O terminal está com cerca de 40% da obra concluída, segundo o GRU.
Segundo Marques, a concepção de projeto prevê que a primeira pessoa que o passageiro vai ver no aeroporto será na hora de entrar no avião. “Nós teremos todo o despacho de check-in, de bagagem, de entrada no saguão e de imigração de forma eletrônica. E na entrada do avião é que ele será checado com o ticket de embarque pela companhia aérea.”
Rio de Janeiro
O ministro também afirmou que o edital de concessão para obras no Aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro, será lançado em setembro. “Nós queremos ampliar, melhorar o sistema todo”, disse Moreira Franco.
“Queremos que o sistema esteja preparado para cuidar desse evento [Copa das Confederações]. No caso do Galeão, acrescenta-se o encontro do Papa com os jovens. É a oportunidade de testar o planejamento operacional que fizemos, que o plano aéreo aprovou a semana passada, e também os planos de contingência dos aeroportos que estão sob comando da Infraero, especificamente para a Copa das Confederações”, afirmou o ministro
“Estamos sendo pressionados não só pelos grandes eventos, mas, sobretudo, pelo aumento da quantidade de usuários do sistema aéreo brasileiro. Então, nós temos obrigação de garantir a esses usuários qualidade de serviço”, disse.
“A grande preocupação que nós temos é com o Galeão, mas vamos lançar o edital em setembro, e creio que, se tivermos experiências tão bem sucedidas como estamos tendo aqui, como tivemos em Brasília. Se estão dando certo, o sistema tem tudo para dar certo também”, disse.

Aeroporto de São Bernardo é prioridade, diz ministra


sábado, 27 de abril de 2013 10:09


Raphael Rocha 
Do Diário do Grande ABC

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A ministra de Planejamento e Orçamento, Miriam Belchior, disse que o projeto de construção do aeroporto de carga e executivo em São Bernardo é prioridade no governo federal. "Claro que precisamos resolver os aeroportos para a Copa (do Mundo, em 2014), principalmente os que estão saturados. Mas, dentre os novos investimentos, esse (plano de São Bernardo) está sendo estudado. É uma das prioridades", disse a ministra, que participou do lançamento do PPA (Plano Plurianual) participativo, no Teatro Cacilda Becker.
O planejamento foi encaminhado pelo prefeito Luiz Marinho (PT) no fim de 2011 para a presidente Dilma Rousseff (PT), como o Diário adiantou com exclusividade à época. Funcionaria apenas para tráfego de mercadorias e voos fretados, fechado para aviação comercial.
Em janeiro de 2012, o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, classificou a proposta do chefe do Executivo de São Bernardo como interessante, o que colocou a cidade como favorita para acolher o terceiro terminal aeroviário da Região Metropolitana - além de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, e Cumbica, em Guarulhos.
Segundo Marinho, a construção do aeroporto no município já conta com parceiros da iniciativa privada, que se comprometeram a custear o projeto executivo - etapa primordial para execução do terminal. O petista garantiu que não colocará dinheiro público no empreendimento.
"(A sugestão) Está consignada no governo (federal) e aguardando a definição do governo para ser tocado. Os investidores trabalham no projeto, que é de grande investimento, antes mesmo de se botar um prego ou fazer um buraco. Só o projeto (executivo) em si custa milhões", disse o petista, sem projetar gastos.
Além de São Bernardo, Mogi das Cruzes está no páreo para acolher a terceira estação aeroviária da Grande São Paulo. Marinho afirmou que, dentre os projetos colocados na mesa de Dilma, o de São Bernardo "é de longe o melhor."
A Prefeitura protocolou a área que poderia receber o aeroporto, mas Marinho não revelou o terreno "para evitar especulação imobiliária". Porém, comenta-se que o espaço está situado perto do Trecho Sul do Rodoanel com a Rodovia dos Imigrantes. Como a intenção é a edificação de terminal de cargas, a área serviria para escoar os produtos que chegarem à cidade.
Ontem, o prefeito admitiu que o empreendimento pode ser localizado em área de manancial - o terreno entre o Rodoanel e a Imigrantes está cravada em terreno de proteção ambiental. "Os investidores têm de ter consciência que precisará respeitar a lei de compensação ambiental. Para ter o terreno A, precisará comprar um A e um B, para essa compensação", comentou o petista. De acordo com Marinho, 50% do município está situado em área de manancial.