sexta-feira, 25 de novembro de 2011

GOVERNO PRETENDE DESENVOLVER CABOTAGEM COMO INSTRUMENTO DE COMPETITIVIDADE



A diversidade de oferta de meios de transporte no território nacional como fator que permite melhorar a competitividade do produto brasileiro no exterior, com destaque para a cabotagem - que é a navegação entre portos no País -, esteve na pauta da conferência Portos no Brasil, evento paralelo à Transpoquip Latin America 2011, que reuniu vendedores e compradores de equipamentos e serviços para rodovias, ferrovias, estações, portos, vias fluviais e aeroportos.
De acordo com dados apresentados pelo assessor da Secretaria de Portos (SEP), Luiz Hamilton Lima Mendonça, o modal rodoviário detém 71% das operações de transporte interno do País, com custos diversos nos aspectos financeiro, ambiental e até mesmo social, uma vez que 43% dos acidentes em rodovias são provocados por caminhões.
No Índice de Desempenho Logístico (IDL) do Banco Mundial, em 2010, o Brasil ocupou o 41º lugar no ranking, o que significou um salto representativo em relação aos dados de 2007, quando registrou a 61ª colocação. Segundo Mendonça, a meta é chegar à 30ª posição em 2012 e estar entre os 10 primeiros colocados até 2022.
Para tanto, o governo tem investido em ações que possibilitem ampliar o aproveitamento da capacidade instalada em portos e desenvolver a prática da cabotagem. Mendonça explica que o Projeto de Incentivo à Cabotagem (PIC) compreende 21 portos públicos marítimos e será o modelo de ganho em custos operacionais para o fluxo de ida e volta na navegação.
Além do PIC, iniciativas como o Projeto de Inteligência Portuária e a Janela Única pretendem informatizar dados e desenvolver sistemas para analisá-los e permitir um planejamento adequado de ações. "Toda a evolução do processo levará à redução dos custos dos serviços que consequentemente interferem no valor final da mercadoria. Isso permitirá tornar nossos produtos mais competitivos no mercado externo", ponderou Mendonça.
A viabilidade do transporte por hidrovia é defendida para diversas categorias de produtos com destaque para o escoamento de granéis (sólidos e líquidos). Para o coordenador-geral de transporte aquaviário do Ministério dos Transportes, Edison de Oliveira Viana, vale destacar que a escolha do modo de transporte vai depender do valor e tipo da carga. "Não é viável utilizar a hidrovia para transportar caixas de remédios, o desenho das expectativas sempre deve considerar o custo da carga para a escolha do modal", analisa.
Durante sua apresentação, o representante do ministério falou sobre a importância de alguns corredores internos de navegação, como é o caso do Corredor do Mercosul (ou Hidrovia do Sul), que confere facilidade logística e integração com ferrovia, e do Corredor do São Francisco, em que se tem trechos de hidrovia bastante representativos. Segundo Viana, as ações do governo em prol da navegação interna também buscam fomentar a construção de novas embarcações. Para tanto, o setor conta com juros que chegam a zero.
A questão dos licenciamentos ambientais também esteve em debate. Para o gerente de meio ambiente da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Marcos Maia Porto, embora toda a estrutura portuária seja submetida à política de licenciamento, não é esse fator que atravanca o setor de navegação. "O Brasil não está atrasado do ponto de vista da legislação ambiental. Evoluiu a partir dos anos 90, quando foram emitidos normativos para ajustar o setor a planos de contingência e licenças."
Segundo o representante da Antaq, os números da avaliação 2009/2010 sobre questões de segurança são satisfatórios, com nível de atendimento de 86,7% do núcleo de segurança do ISPS-Code e de 83,3% em relação a cargas perigosas. (Redação: Andréa Campos)

Fonte: Aduaneiras

Aeroportos catarinenses devem receber R$ 4 milhões em investimentos


24.11.2011 | 17:12 Três aeroportos do interior de Santa Catarina receberão R$ 4 milhões em investimentos, sendo R$ 2,8 milhões da Secretaria Nacional de Aviação Civil e o restante do Governo do Estado.
A portaria já foi assinada pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, e será publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta sexta-feira (25). A confirmação da verba ocorreu durante reunião entre representantes da Secretaria de Aeroportos e as secretarias estaduais da Infraestrutura e Articulação Nacional, realizada em Brasília, nesta quinta-feira (24).
O aeroporto de Caçador será contemplado com R$ 1 milhão para construção do novo terminal de passageiros. O mesmo valor será repassado ao aeroporto de Videira, para investimentos em melhorias na pista. Já o de Correia Pinto terá disponível R$ 2 milhões para melhoria da sinalização. "Agora vamos trabalhar para garantir o empenho e a liberação do recurso até o final deste ano", apontou o secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande.

Aeroporto testa máquina para despacho de mala


A máquina em teste no aeroporto Paris-Orly: 30 segundos para despachar uma mala (foto divulgação)
A máquina em teste no aeroporto Paris-Orly: 30 segundos para despachar uma mala (foto divulgação)
Desenvolvido pela equipe do Aéroports de Paris, o novo sistema de despacho de bagagens permitirá que os passageiros realizem o check-in das malas em somente 30 segundos, assegura a administradora por meio de um comunicado. A novidade opera em fase de teste no Terminal Ouest do Aeroporto Paris-Orly.

“Este serviço, totalmente desenvolvido pela nossa equipe, encontra um desafio duplo: oferece às linhas aéreas um sistema que permite um fluxo regular no despacho de bagagens e satisfaz os passageiros que têm demandado cada vez mais a auto-suficiência”, disse o representando do CEO do Aéroports de Paris, François Rubichon.

O check-in é feito em dois passos. O primeiro: os passageiros passam por um balcão de auto-serviço para imprimir o bilhete de embarque (se eles não tiverem um ainda). O segundo: depois, os passageiros vão à área de bagagem automatizada, escaneam o bilhete de embarque e podem então inserir sua bagagem na máquina.

O nome do proprietário e o peso da bagagem são enviados à linha aérea. E, por último, um recibo do despacho da bagagem é fornecido automaticamente aos passageiros. Uma porta automática integrada à máquina garante a não entrada de itens proibidos pelas leis internacionais. Em 30 segundos, a mala esta despachada e é então automaticamente enviada ao circuito padrão, onde será inspecionada e garantida antes de chegar ao seu destino final, no avião.

“Estamos conversando com outros aeroportos europeus para a instalação dessas máquinas”, disse o diretor executivo e diretor chefe de Desenvolvimento no departamento de Desenvolvimento e Instalações da Aéroports de Paris, Bernard Cathelain.

A Aéroports de Paris controla, desenvolve e gerencia aeroportos, incluindo o Paris-Charles de Gaulle, Paris-Orly e Paris-Le Bourget.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

TNT abre oito novas filiais na China ainda este ano


A TNT, empresa global de entregas expressas, anunciou a incorporação de oito novas filiais à sua rede de atendimento expressa na China até o final deste ano. A expansão - que faz parte do investimento da TNT para fortalecer sua rede de atendimento expressa internacional - irá elevar o número de filiais da companhia na China para 34. Além de sua ampla cadeia de atendimento internacional, a TNT opera a maior malha rodoviária doméstica privada da China, com 1.250 depósitos, graças a sua subsidiária integral Tiandi-Hoau.
As oito novas filiais estão localizadas, em sua maioria, nas áreas do delta do rio Pearl e do rio Yantgze. Estas regiões são pontos-chaves da atividade industrial e pólo exportador da China, o que irá permitir à TNT não apenas captar as oportunidades de negócios em áreas de rápido desenvolvimento econômico, mas também ficar próximo aos clientes, principalmente as indústrias de alta tecnologia.
As operações em Dongguan e Zhongshan tiveram início neste mês de setembro, o que ocorreu em seguida à abertura da unidade de Foshan, em 1º de agosto, e Shundae, em 1º de setembro. Outras 4 filiais serão inauguradas em Nanning, Wenzhou, Kunshan e Shangai Pudong até o final de 2008.
“As unidades na região sul sustentarão a expansão da rede de atendimento rodoviária na Ásia para dentro e fora da China”, explica o diretor da TNT China, Michael Drake.
O objetivo da empresa é atender o crescente volume de comércio internacional entre a União Européia e a China. A TNT mantém um Boeing 747-400ERF dedicado que voa quatro vezes por semana entre Xangai e o "hub" da empresa na Europa para interligar a extensa rede de atendimento na China com a rede européia no menor tempo possível. O estabelecimento das filiais no delta do rio Pearl e Nanning irá fortalecer a confiabilidade, custo competitivo e pontualidade dos serviços da malha rodoviária de transporte via cadeia de atendimento rodoviário da Ásia, entre a China e o restante do Sudeste Asiático.

Desembarques domésticos crescem 17,41%


Os desembarques domésticos cresceram 17,41% nos últimos dez meses, em comparação com o mesmo período de 2010. Subiram de 55,73 milhões para 65,43 milhões no período de janeiro a outubro, confirmando a expectativa do Ministério do Turismo de recorde no número de desembarques de voos nacionais em 2011.

Os números relacionados ao mês de outubro, com 6,61 milhões de desembarques, também são positivos. Representam crescimento de 7,3% em relação aos 6,16 milhões do mesmo mês no ano passado e o melhor resultado de outubro nos últimos onze anos. A expectativa do MTur é fechar 2011 com mais de 79 milhões de desembarques domésticos. Em 2010 foram 68,2 milhões.

Os dados relacionados à movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros são da Infraero.

Greve geral contra cortes paralisa Portugal; TAP cancela voos

24/11/2011 - 07h34


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DA FRANCE PRESSE, EM LISBOA
O setor de transporte e os voos comerciais estavam seriamente afetados nesta quinta-feira em Portugal por uma greve geral contra as medidas de austeridade do governo, que também prejudicou os serviços estatais.
A companhia aérea TAP cancelou 121 voos comerciais dos 140 que estavam previstos. Os controladores aéreos garantirão apenas um serviço mínimo para ilhas dos Açores e da Madeira. Outros 17 voos foram reprogramados.
Em Lisboa, o metrô estava parado e o serviço de barcas também foi interrompido. O transporte ferroviário era outro afetado pela greve.
O objetivo do movimento é protestar contra as medidas de austeridade impostas pelo governo em troca de uma ajuda financeira de 78 bilhões de euros da UE (União Europeia) e do FMI (Fundo Monetário Internacional).

Hugo Correia/Reuters
Homem fotografa estação de trem vazia em Portugal por conta de greve geral convocada no país
Homem fotografa estação de trem vazia em Portugal por conta de greve geral convocada no país

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Câmeras flagram roubo de estepes no Aeroporto de Guarulhos, em SP


Edição do dia 22/11/2011
22/11/2011 08h01 - Atualizado em 22/11/2011 08h40


A gangue do estepe é o novo tormento dos passageiros nos aeroportos de São Paulo. São, em média, 20 furtos todo mês.

Não é de hoje que se fala do abandono dos aeroportos brasileiros. O descaso deu no que deu. Uma quadrilha de bandidos se criou roubando estepes no estacionamento do Aeroporto de Guarulhos, um dos mais importantes do país. Dava quase para abrir uma loja de pneus, tantos foram os estepes furtados. As câmeras de segurança do aeroporto flagraram a ação dos bandidos. Dois foram presos.
Superlotação, longas filas e agora mais um preocupação para quem precisa usar o Aeroporto de Cumbica, o maior do país: o furto de objetos dos carros. “Quando eu abri o carro, já estava a parte interna inteira destruída, já levaram a parte de multimídia, destruíram o painel e já tinham levado tudo. O estepe era o valor mínimo”, contou o empresário Luis Eduardo Hayashi.
Estepe dos carros é o artigo preferido. Não é fácil identificar os ladrões do estacionamento, porque eles circulam se passando por passageiros. Os furtos de estepe começaram em setembro. A média é de 20 carros abertos por mês. As vítimas começaram a reclamar para a polícia, e as câmeras ajudaram a encontrar os ladrões.
As câmeras captaram dois flagrantes. Um dos ladrões chega de carro e bem vestido. Ele paga o ticket. Volta para o estacionamento e abre o porta-malas de outro carro para furtar o estepe, mas desiste por causa do movimento e do vigia que passa em uma moto. Quando chega ao bloqueio, o carro dele é cercado por seguranças. Mesmo assim, ele consegue fugir.
Quatro dias depois, mais ladrões – um deles abre o porta-malas de um carro, furta o estepe e o coloca no banco de trás. Dez minutos depois, eles tentam pegar outro. A câmera acompanha um homem correndo atrás deles. Os ladrões vão para a saída, passam por um carro da polícia e arrebentam a cancela para fugir.
Gilio Lucena e William de Carvalho foram presos na rodovia de acesso ao aeroporto. No carro, a polícia encontrou três estepes. “O estepe tem um giro rápido e valor alto. A pessoa oferece vende, tem um valor alto a compradores e lojas de autopeças e desmanches. Eles acabam vendendo, e nós estamos identificando”, afirmou o delegado do aeroporto Ricardo Guanaes.
Um pneu novo custa em média R$ 1 mil, dependendo do modelo do carro. A Infraero, que administra o aeroporto, disse que a empresa contratada para cuidar do estacionamento mantém funcionários circulando de moto pelo local o tempo todo. Os funcionários estão instruídos a acionar a polícia caso percebam alguma irregularidade.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Crescimento dos aeroportos brasileiros cai


para metade da média de Janeiro a Setembro Presstur 22-11-2011 (08h22) O movimento de passageiros nos aeroportos brasileiros cresceu 8,8% em Outubro, acima do que tem sido a evolução dos aeroportos mundiais este ano, mas que pelos “padrões brasileiros” é um acentuado abrandamento, ficando em metade do que foi o crescimento médio nos nove meses de Janeiro a Setembro.



Indicadores de tráfego publicados pela Infraero, empresa que gere os aeroportos brasileiros, mostram que os aeroportos brasileiros tiveram ainda assim em Outubro mais 1,227 milhões de passageiros que há um ano, com mais 1,1 milhões em voos domésticos e mais 123,1 mil em internacionais.
O total de passageiros no mês de Outubro foi de 15,229 milhões, 12,563 milhões em voos domésticos (+8,8% que há um ano) e 1,56 milhões em voos internacionais (+8,6%).
Nos meses de Janeiro a Setembro, o movimento de passageiros nos aeroportos brasileiros cresceu em média 17,9%, atingindo um total de 133,354 milhões (mais 20,2 milhões que há um ano), com aumentos de 18,1% em voos domésticos, para 119,746 milhões (mais 18,377 milhões), e de 15,7% em voos internacionais, para 13,6 milhões (mais 1,84 milhões).
Com o “esfriamento” em Outubro, nos dez meses desde o início de 2011 o crescimento do movimento de passageiros nos aeroportos brasileiros abrandou para 16,9%, o que ainda assim significa mais 21,447 milhões que há um ano, totalizando 148,584 milhões.
Em voos domésticos, que geram 89,8% do total de passageiros embarcados e desembarcados em aeroportos brasileiros, mais 0,2 pontos que há um ano, o aumento é de 17,1% ou 19,48 milhões, para 133,4 milhões. Em voos internacionais é de 14,1% ou 1,965 milhões, para 15,17 milhões.
Os dados da Infraero permitem ver que nos dez meses até Outubro dois aeroportos estão com aumentos acima de dois milhões de passageiros, cinco têm aumentos acima de um milhão e mais quatro têm aumentos entre 500 mil e um milhão.
São Paulo - Guarulhos, maior aeroporto do Brasil, com 24,758 milhões de passageiros de Janeiro a Outubro, é o que tem o maior aumento em valor absoluto, com mais 2,67 milhões de passageiros que há um ano (+12,1%), 1,76 milhões dos quais em voos domésticos, para 15,267 milhões (+13% que há um ano), e 909,37 mil de voos domésticos, para 9,49 milhões (+10,6%).
Guarulhos concentra, assim, 16,7% do total de passageiros que viajaram de e para aeroportos brasileiros nestes dez meses, com uma quota de 11,4% nos voos domésticos e 62,6% nos internacionais, mas abaixo do que tinha no período homólogo de 2010, em que concentrava 17,4% do total de passageiros, com 11,9% em voos doméstico e 65% nos internacionais.
O Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, tem o segundo maior incremento em valor absoluto desde o início de 2011, de 2,078 milhões (+20,6%, para 12,184 milhões), com mais 1,567 milhões em voos domésticos (+20,8%, para 9,087 milhões) e mais 510,9 mil em voos internacionais (+19,8%, para 3,097 milhões).
O principal aeroporto do Rio tem assim, ao contrário de Guarulhos, um reforço da quota de mercado, de 7,9% em 2010 para 8,2% este ano, passando de 6,6% para 6,8% nos domésticos e de 19,6% para 20,4% nos internacionais.
Os outros aeroportos com aumentos acima de um milhão de passageiros são Campinas, no Estado de São Paulo, com mais 1,83 milhões ou +42%, para 6,198 milhões, Confins, Belo Horizonte, Minas Gerais, com mais 1,77 milhões ou +29,7%, para 7,726 milhões, Congonhas, aeroporto de voos domésticos em São Paulo, com mais 1,239 milhões ou +9,7%, para 13,992 milhões, Curitiba, capital do Estado do Paraná, com mais 1,1 milhões ou +23,4%, para 5,815 milhões, e Brasília, capital do Brasil, com mais 1,05 milhões ou +9%, para 12,8 milhões.
Muito próximo de mais um milhão de passageiros que há um ano está Porto Alegre, para onde a TAP começou a ter voos directos de Lisboa este ano, que tem um aumento de 993,6 mil ou +18,3%, para 6,43 milhões.
Salvador, capital da Bahia, Santos-Dumont, segundo aeroporto do Rio de Janeiro, e Fortaleza, capital do Ceará, são os outros aeroportos que têm aumentos acima de meio milhão de passageiros.
Salvador, com 6,948 milhões de passageiros até Outubro, tem um aumento de 639,8 mil ou +10,1%, Santos Dumont, com 7,08 milhões, tem mais 634,5 mil ou +9,8%, e Fortaleza, com 4,7 milhões, tem mais 547,9 mil ou +13,2%.
Apesar de Guarulhos se manter o aeroporto com o maior incremento de passageiros de Janeiro a Outubro, em voos domésticos a “estrela” é Campinas, hub da Azul e que no ano passado começou a ter voos da TAP, que tem um aumento de 1,77 milhões (+40,8%, para 6,1 milhões), superando assim Guarulhos, que tem um aumento de 1,762 milhões.
Confins, Belo Horizonte, tem um aumento que fica próximo de Campinas e Guarulhos, em 1,67 milhões (+29,3%, para 7,37 milhões), e logo a seguir vêm os incrementos no Galeão (mais 1,56 milhões ou +20,8%, para 9,087 milhões) e em Congonhas (mais 1,239 milhões ou +9,7%, para 13,992 milhões.
Em voos internacionais, além de Guarulhos e do Galeão, apenas Brasília tem um aumento na ordem das centenas de milhares de passageiros, em 162 mil (+101,7%), para 321,3 mil.

Tam: Maria Claudia e Mauricio Amaro comentam resultados e mudanças


21/11 - 10:28

Em 2011, estratégicas negociações da aviação nacional foram deixadas em espera por fatores como a crise internacional, a volatilidade do dólar e os consequentes prejuízos de companhias aéreas brasileiras. Contrariando o esperado inicialmente, a Tam desistiu de definir a compra de 31% do capital da regional Trip neste ano e não há prazo para tomar uma decisão a respeito. Por outro lado, o prazo para a realização da primeira reorganização administrativa por conta da fusão dos negócios com a chilena Lan, para a criação da Latam, já é certo: até o fim deste ano.

Filhos do comandante Rolim Amaro - fundador da Táxi Aéreo Marília embrião da Tam Linhas Aéreas -, Maria Claudia e Mauricio Amaro foram entrevistados pelo jornal VALOR ECONÔMICO. Eles disseram que será criada uma nova vice-presidência na Tam de mercado doméstico e que o processo de criação da Latam deverá estar concluído até abril de 2012.

A análise dos resultados de 2011 é positiva, mas os executivos acreditam que muitos aspectos ainda devem melhoras. “Trinta e cinco anos, em 2011. Essa é uma grande conquista da Tam, um feito. Chegar ao fim do ano tendo crescido da forma que crescemos ao longo dos últimos anos. E tudo poderia ter sido feito melhor”, declara Maria Claudia, que é presidente do conselho de administração da Tam.

Mauricio Amaro, futuro presidente do conselho do grupo Latam, concorda com a irmã e acrescenta que 2011 foi um ano de grande transição. “A Tam mudou a estrutura dela, com a finalização dos acordos com a Lan. O que poderia ter sido feito melhor? Eu acho que faltou um pouco de execução em algumas coisas. Faltou a gente combater mais rapidamente a Gol no mercado doméstico. Eu não gosto de meias-palavras. Mas terminamos bem o ano. Acho que faltou reagirmos mais rápido nisso e no segundo semestre nos recuperamos, mas isso é da vida”, disse.

O acordo de code-share com a Trip será mantido, mas não há detalhes e definições para este ano. “Acabou o ano. Houve mudança no mercado, no câmbio e no combustível que afetou o balanço de ambas as empresas. E, nesse caso, colocamos o processo em compasso de espera. Diferente de Lan e Tam, não temos um acordo firmado e negociado entre as partes. Existe a intenção. Vai acontecer naturalmente”, explicou Mauricio.

Quanto à assembleia de acionistas para discutir a troca de ações com a Lan, deve ocorrer nos primeiros dias de abril de 2012. Mauricio espanta qualquer temor de rejeição, “O mercado já comprou a fusão”. E Maria Claudia destaca as etapas já atravessadas e os avanços no processo, “Nós tivemos as aprovações, ainda não todas porque falta o Cade [Conselho Administrativo de Defesa Econômica] ainda, mas tivemos todas as aprovações recentemente. Até agora, estávamos num período de suspensão do negócio”.

Em agosto de 2010, quando foi anunciada a Latam, a relação de permuta de ações entre a Lan e a Tam seria de 0,9. Mais de um ano depois, com a crise internacional e a volatitilidade do dólar; essa relação deve permanecer a mesma.

Sobre as mudanças na companhia, Mauricio conta que a Tam, como a Lan já é hoje, será dividida em duas áreas: doméstica e internacional. A área internacional das duas empresas será concentrada numa unidade de negócios que responderá para ambos os lados. E o doméstico da Tam responderá para um novo executivo, que vai tocar a área de passageiros do Brasil. Além disso, a Tam Viagens, segundo Maria Claudia, também será colocada como unidade de negócios debaixo da holding Tam S.A. Essa já é uma decisão para 2012.

A matéria, na integra, você confere em www.valor.com.br.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Amanhã iniciam dois eventos em SÃO PAULO

O Expo Airport e a Latin Airport Business, iniciam amanhã, dia 22, e seguem até o dia 24, no pavilhão azul do Expo Center Norte, em São Paulo. Os distintos eventos acontecem simultânea e paralelamente a TranspoQuip Latin América, um dos maiores eventos da América Latina exclusivo do setor de infraestrutura para transportes.


O Expo Airport é um dos maiores eventos da América Latina direcionado para infraestutura de aeroportos. O evento terá como destaque as presenças das mais importantes instituições relacionadas ao setor aeronáutio brasileiro, a presença das principais empresas nacionais e internacionais do setor de aviação, tanto comercial quanto executiva, palestras e seminários com os especialistas em aviação mais importantes do Brasil. Além do encontro da Anac, Infraero e Secretaria de Aviação Civil para aprofundar discussões sobre os aeroportos brasileiros.

Já o Latin Port Business vai reunir empresas de várias partes do mundo para apresentar soluções e serviços para diversas áreas e portos e terminais como construção, gerenciamento e operações, proteção e segurança. Os investimentos no setor para os próximos anos devem ser gigantescos, estudos mostram que o setor portuário precisa de investimentos de R$ 42 bilhões para realizar 265 obras consideradas críticas.

Concessionária de rodovia mira leilão de aeroporto

Segunda-feira, 21/11/2011, 03h47


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As principais concessionárias de rodovias no Brasil devem participar dos leilões dos aeroportos brasileiros. CCR, OHL e Triunfo já anunciaram formalmente que estão estudando disputar os aeroportos de Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, assim como o de Brasília, que devem ser licitados entre o final deste ano e o início do próximo ano.
No final de outubro, a OHL, que administra estradas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, anunciou que firmou um memorando de entendimentos com a Aena Desarrollo Internacional. O objetivo é formar um consórcio para participar das disputas. As duas empresas terão participação igualitária na sociedade, que ainda poderá receber novos integrantes.
A Aena Internacional faz parte do Grupo Aena, um dos maiores operadores aeroportuários do mundo em número de passageiros. Atualmente, administra 47 aeroportos e dois heliportos na Espanha, além de participar, direta e indiretamente, da administração de outros 27 aeroportos.
Um mês antes, no fim de setembro, foi a vez de a EcoRodovias anunciar uma parceria com a alemã Fraport com o mesmo objetivo. A Fraport administra o aeroporto de Frankfurt, que é um dos maiores do mundo considerando o tráfego de passageiros e a movimentação de cargas. Além disso, administra outros 13 aeroportos fora da Alemanha.
A EcoRodovias administra rodovias em São Paulo, no Paraná e no Rio Grande do Sul. Possui ainda um braço de logística, a Elog. Atualmente, cerca de 70% da receita da EcoRodovias vem da cobrança do pedágio nas cinco concessões rodoviárias que possui e 14% correspondem aos serviços relacionados a logística. O objetivo da empresa, porém, é que nos próximos anos essas duas fontes de receita se tornem equivalentes. Daí o interesse nos leilões de aeroportos.
A CCR deve anunciar nos próximos meses se de fato terá interesse em participar do setor aeroportuário ou não. Isso porque os acionistas controladores da CCR, a Andrade Gutierrez e a Camargo Corrêa, já atuam na administração de aeroportos no exterior e têm interesse no setor no Brasil. Por isso, no final de agosto, a CCR anunciou que contratou um comitê independente para avaliar a compra dos aeroportos internacionais de Quito, no Equador, de San Jose, na Costa Rica, e de Curaçau, no Caribe, que pertencem à Andrade Gutierrez e à Camargo Corrêa. (AE)