sexta-feira, 12 de abril de 2013

VIRACOPOS SE INSPIRA NOS MAIORES DO MUNDO PARA TORNAR-SE AEROPORTO CIDADE

11/04/2013


Aeroporto planeja construção de hotéis, shopping center e centro de convenções internamente

 
Não se pode negar que a estadia em um aeroporto é quase sempre estressante. Esperas por voos, conexões, despacho de bagagens muita gente e pouca comodidade. E se a passagem num aeroporto pudesse ser prazerosa?
 
Essa é a proposta de um Aeroporto Cidade, englobar dentro do complexo aeroportuário atividades que possam fazer a passagem por ele a melhor possível, incorporado espaços diferenciados, como shoppings, spas, hotéis, e no caso de Schiphol, na Holanda, por exemplo, até mesmo museus e bibliotecas.
 
Este modelo ainda não é comum no Brasil, mas alguns complexos estudam maneiras de implementá-lo no país, como é o caso dos Aeroportos Internacionais de Confins, em Minas Gerais; Guarulhos, em São Paulo e Viracopos, em Campinas.
 
No caso de Viracopos, este projeto faz parte das mudanças e melhorias pela qual o aeroporto passa desde que foi concedido à iniciativa privada. “O projeto de aeroporto cidade deve ser capaz de oferecer uma gama de serviços, e o principal é que o local tenha área suficiente para urbanização e infraestrutura. No caso de Viracopos, há uma área de 25 mil quilômetros quadrados para expansão. Toda a estrutura, urbanização e ampliação estão contempladas no Master Plan da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos”, afirma Luiz Alberto Küster, Presidente da Aeroportos Brasil Viracopos.  “O projeto foi desenvolvido em parceria com a projetista holandesa NACO, consultoria especializada na engenharia de aeroportos, responsável pelo aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, um dos mais modernos do planeta”, completa.
 
 
 
Küster falou sobre a ligação entre o desenvolvimento da cidade na qual o aeroporto se baseia e o Aeroporto Cidade. “É extremamente importante a relação com o governo municipal, já que o conceito de Aeroporto Cidade pressupõe não só o planejamento do aeroporto, mas também da ocupação ordenada da região de entorno, de políticas para a atração de empresas com produtos e serviços de alto valor agregado para exportação e mercado interno, de distritos industriais com tecnologia de ponta, das vias de acesso duplicadas e conservadas, da rede de ensino eficiente, de complexos residenciais, oferta de cursos técnicos, de um sistema de segurança adequado, hotéis, centro de convenção e de cidades vizinhas com bons índices de qualidade de vida”.
 
Ao final do projeto, Viracopos estará preparado para receber 80 milhões de passageiros por ano, e terá hotéis, Shopping Center, centro de convenções, salas e escritórios empresariais em harmonia com a operação aeroportuária. Para alcançar este objetivo, a concessionária investirá R$ 9,5 bilhões durante os 30 anos de concessão, sendo que deste investimento, R$ 2,06 bilhões serão aplicados no primeiro ciclo de expansão, que tem previsão de ser concluído em maio de 2014. “A intenção é que a filosofia operacional de aeroportos como o Schiphol, na Holanda, possa servir de modelo. Para isso, é necessário o investimento na qualidade de serviços e na excelência da qualidade operacional do aeroporto”.

Viracopos bate recorde de importações



iG Paulista - 11/04/2013 22h46 
Adriana Leite | aleite@rac.com.br
Movimentação no terminal de cargas de Viracopos bateu recorde em março
Foto: Cedoc/RAC
Movimentação no terminal de cargas de Viracopos bateu recorde em março
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, bateu recorde histórico de cargas importadas para o mês de março neste ano. O volume atingiu 15.942 toneladas. O fim da “guerra dos portos” e a retomada, ainda que lenta, da atividade econômica, impactaram os números do mês. A quantidade representou um aumento de 12,60% em relação a igual período do ano passado. No trimestre, as compras de insumos e produtos em outros países somaram 39.138 toneladas.

De acordo com dados oficiais, houve um pequeno crescimento nas importações, de 1,35% em relação a 2012, quando o acumulado dos três primeiros meses foi de 38.616 toneladas. As exportações no período chegaram a 15.781 toneladas. O resultado representou uma queda de 27,17% sobre a movimentação do trimestre inicial do ano anterior, cujo total foi de 21.794 toneladas. O cenário internacional em crise ainda repercute sobre as vendas de produtos nacionais no Exterior.

O presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado de São Paulo, Valdir dos Santos, afirmou que o fim da batalha fiscal entre os portos neste ano, depois das novas regras instituídas por meio da Resolução do Senado Federal nº 13/2012, para regular a carga tributária, provocou uma migração de parte das cargas que vinham pelo modal marítimo para o aéreo. 

“O movimento tem maior impacto sobre a carga que chega nos aeroportos do Sudeste, principalmente em Guarulhos e Viracopos, que são os maiores centros de distribuição de mercadorias do País. Não há mais vantagem da tributação menor em portos.” Para ele, a tendência é de aumento dos despachos nos dois terminais.

Mesmo que ainda tímida, a retomada da atividade econômica também influencia na entrada e saída das cargas. “Com as indústrias voltando a produzir, a chegada de insumos deve ter uma elevação”, afirmou Santos. Entretanto, o presidente da entidade acentuou que o frete e as tarifas aduaneiras também impactam a escolha das empresas. 

“Dependendo da carga e da urgência, pode ser mais vantajoso para o importador ou exportador utilizar o transporte marítimo”, comentou. O representante do setor afirmou que o mercado espera que a concessão de Viracopos traga maior competitividade entre as tarifas aplicadas nos aeroportos brasileiros. “A relação entre os terminais é a mesma praticada antes da concessão”, disse.

O gerente de Negócios de Carga da Aeroportos Brasil Viracopos, Hélio Dapena, comentou que as perspectivas futuras do terminal são muito boas. “As empresas estão demonstrando interesse com os investimentos que estão sendo aplicados. Com a ampliação do terminal de passageiros, haverá mais opções de voos regulares e as operações vão compartilhar o transporte de passageiros e o de cargas. A área de cargas também receberá investimentos.”

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Dupla rouba carregamento de ouro de avião em Manaus



Assim que a aeronave aterrissou em Manaus,  dois homens abordaram funcionários que traziam o carregamento de ouro 

    Carro forte próximo a aeronaves no Aeroclube de Manaus
    Carro forte próximo a aeronaves no Aeroclube de Manaus (Luiz Vasconcelos)
    Por volta das 10h30 dessa quarta-feira(10), dois homens abordaram funcionários que traziam um carregamento de 26,5 kg de ouro. O carregamento vinha em um voo fretado vindo de Itaituba, no Pará, com destino a São Paulo.O avião aterrissou no Aeroclube de Manaus, na Zona Centro Sul da cidade.
    De acordo com a polícia, a dupla estaria fortemente armada e abordou a aeronave que trazia o ouro que seria encaminhado a um carro forte para ser levado a outro avião que seguiria para a sede da empresa Ouro Minas, em São Paulo.  O valor estimado do carregamento é de mais de R$ 2 milhões. 
    Os homens fugiram em um carro que os aguardava na Avenida Professor Nilton Lins. A polícia está à procura de imagens do circuito interno de segurança do Aeroclube que possam ajudar na identificação dos envolvidos.

    segunda-feira, 8 de abril de 2013

    Viracopos tem serviço de despacho lento



    iG Paulista - 08/04/2013 11h15 
    Da Redação | ig paulista
    Imagem aérea do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas
    Foto: Cedoc/RAC
    Imagem aérea do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas

     

    Um estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), considerou lento o tempo de liberação de cargas no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. O levantamento apontou que demora até 101 horas para autorizar a liberação das cargas.
    O tempo médio de liberação de cargas em 2012 foi de 175h, pouco mais de uma semana. Foram avaliados os aeroportos de Guarulhos, Campinas, Galeão/Tom Jobim, Porto Alegre e Manaus. O tempo foi calculado do recebimento da carga até a sua efetiva entrega em horas corridas.
    O levantamento comparou os aeroportos do Brasil aos terminais de Shanghai, Heathrow e nos Estados Unidos, onde o tempo para liberação de cargas acontece em quatro horas após sua chegada. Além do terminal na Inglaterra - o mais lento dos aeroportos internacionais analisados – o processo de despacho demora oito horas.
    O aeroporto de Campinas, apesar de mostrar lentidão no serviço, está entre os melhores do país, levando cinco dias para liberar as cargas. No estudo divulgado na última semana, Viracopos é o mais ágil do país, mas em comparação com terminais internacionais, ele leva até 97 horas a mais no serviço de despacho.
    Serviço 24h
    A solução para o problema nos aeroportos do país, de acordo com o estudo da Firjan, seria o funcionamento dos órgãos anuentes 24 horas. Atualmente os órgãos funcionam apenas nos dias úteis e em horário comercial, ao contrario dos principais aeroportos do mundo.
    De acordo com a nota divulgada, a maioria dos países investe em facilidades logísticas e burocráticas para garantir a competitividade, e entre elas está o funcionamento 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados.
    O Aeroporto Internacional de Viracopos atualmente é o segundo maior aeroporto de carga do Brasil, sendo responsável por movimentar 32% do total da carga aérea transportada no país. Segundo a concessionaria Aeroportos Brasil, cerca de 500 toneladas de cargas são movimentadas por dia, em Campinas.
    A Firjan destaca na pesquisa que existe nos aeroportos brasileiros estruturas para o funcionamento 24 horas dos órgãos anuentes nos terminais, conforme os artigos 29 e 30 da Lei nº 5.025/66, no artigo 36 do Decreto-Lei nº 37/1966 e no artigo 16 do Decreto nº 6.759/2009.

    Aeroporto de Hong Kong investiga queda de ponte de embarque em avião da Cathay Pacific



    As autoridades do aeroporto de Hong Kong abriram hoje uma investigação à queda, no domingo, de uma ponte de embarque no aeroporto da cidade, causando estragos numa porta de um avião da Cathay Pacific e ferindo um técnico.

    Uma das plataformas de embarque do voo da Cathay Pacific com destino a Nagoya, no Japão, caiu após todos os 262 passageiros estarem a bordo do avião, segundo a autoridade aeroportuária de Hong Kong e a companhia aérea.
    A ponte traseira caiu sobre a ponte da frente, que estava ligada à cabina da primeira classe, arrancando a porta do aparelho A330. Um técnico que estava na ponte que caiu e ficou ferido, mas segundo as autoridades locais está estável.
    "Nenhum passageiro ou tripulação estava na plataforma naquele momento. Estamos a investigar a causa do acidente," disse à AFP o porta-voz da Autoridade do Aeroporto de Hong Kong.
    A utilização de todas as pontes traseiras foi suspenso para inspeção, disse o mesmo responsável, acrescentando que os passageiros continuariam a embarcar pela plataforma da frente do aparelho, que normalmente é usada pelos passageiros da primeira classe.
    Uma porta-voz da Cathay Pacific disse que o avião ficou "ligeiramente danificado", mas não comentou se a transportadora iria avançar com um pedido de compensação pelo incidente.
    Todos os passageiros afetados partiram esta manhã de Hong Kong em voos alternativos, acrescentou a mesma fonte.