A Vanderlande foi a empresa escolhida para fornecer os novos sistemas
Não é novidade que os serviços em terra em um complexo aeroportuário afetam diretamente o passageiro. Visando isso, modernizar os sistemas para que a experiência dentro do aeroporto possa ser a melhor possível é fundamental para que os aeroportos brasileiros possam chegar ao alto nível que almejam a tempo dos grandes eventos esportivos que acontecem no país durante os próximos anos.
O Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, acaba de adquirir um novo sistema da Vanderlande, uma das maiores no setor. Em comunicado, a empresa holandesa explica que o contrato aconteceu por conta de sua proposta competitiva, e sua experiência com projetos em outros dois aeroportos nacionais: Guarulhos, em São Paulo; e Galeão, no Rio de Janeiro.
O novo sistema inclui 83 mesas de check-in, 12 mesas de transferência de balcões de check-in com cinco carrosséis de reconciliação de bagagens, juntamente a um novo sistema de triagem automática. Os quatro carrosséis para voos internacionais, e sete carrosséis inclinados para voos domésticos usarão uma tecnologia de acionamento por fricção. O sistema também incluirá uma série de esteiras que transportarão a bagagem para os carrosséis de reconciliação com leitores de etiqueta automáticos. Atualmente, o aeroporto tem 73 balcões de check-in e oito carrosséis inclinados para chegada de bagagem.
A empresa argumenta que o aumento do número de voos diários e o tráfego de passageiros mostraram que o aeroporto tinha atingido os limites da capacidade de seu sistema de manuseio de bagagem existente. A fase de instalação do novo sistema começou há poucos dias, e os dois primeiros carrosséis planos já estão instalados e em operação. O novo sistema deverá estar plenamente operacional antes da Copa do Mundo de 2014.
Aeroporto Internacional de Xangai
A Vanderlande recentemente também fechou contrato com o aeroporto de Aeroporto Internacional de Xangai Pudong, o maior da China, e um dos maiores do mundo em carga. O complexo que deve crescer ainda mais no futuro, decidiu mudar o sistema de manuseio de bagagens existente no Terminal 1, e a empresa foi a escolhida para este processo. O primeiro terminal do aeroporto, construído em 1997 (também com equipamentos da Vanderlande), cresceu rapidamente e atingiu um fluxo de passageiros de 44.8 milhões, sendo o terceiro maior aeroporto da China em 2012.
A empresa espera finalizar o projeto no tempo previsto, e simultaneamente manter o equipamento presente no Terminal 1 em operação. Este é o primeiro projeto a modificar um sistema de manuseio de bagagens tão grande em aeroportos chineses, e deve ser entregue em abril de 2015.