quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Infraero investirá em obras em aeroportos de Goiás e Ceará


29/12/11 - 00:00 > AEROPORTOS




alex ricciardicamila abud
São Paulo - Os aeroportos de Goiás e do Ceará começaram a chamar a atenção da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). No caso do terminal de passageiros do aeroporto de Goiânia (GO), a entidade assinou contrato visando à reforma da cobertura do espaço. Depois da assinatura da ordem de serviço, a empresa escolhida terá 180 dias para concluir os trabalhos. Cerca de R$ 250 mil serão investidos.



A obra em Goiânia se soma a outras em andamento no local, como a expansão do estacionamento (que aumentará a capacidade do mesmo para 600 vagas e receberá investimento de R$ 1,3 milhão) e a revitalização geral das pinturas e do forro de gesso do terminal, orçada em R$ 68 mil. Além disto, estão previstas para janeiro de 2012 as obras de ampliação do saguão de passageiros, as quais aumentarão o espaço para 350 metros quadrados.



"Estas obras são mais um passo rumo ao objetivo de oferecer cada vez mais conforto aos passageiros. Cada melhoria estrutural ou operacional, mesmo que pequena, é sentida positivamente pelo nosso cliente", disse o superintendente do aeroporto, Ricardo Signorini.



A Região Nordeste também está nos planos do governo. Isso porque a Infraero publicou nesta semana no Diário Oficial da União o edital para a contratação de empresa para a elaboração dos projetos e execução de obras no Aeroporto Internacional de Fortaleza (CE).



Realizada pelo Regime Diferenciado de Contratações, a licitação seguirá o critério de menor preço. O investimento estimado será divulgado após a análise das propostas recebidas.



O programa de melhorias da Infraero para o aeroporto da capital cearense engloba a ampliação, reforma e modernização de seu terminal de passageiros, a adequação do sistema viário local e a ampliação do pátio de estacionamento das aeronaves, além de obras complementares. Após a conclusão das reformas, prevista para 2016, a capacidade operacional do aeroporto de Fortaleza aumentará para 14,2 milhões de passageiros por ano.



Novas rotas

Enquanto os aeroportos ganham destaque no âmbito de obras, as companhias aéreas querem ampliar rotas. A Azul Linhas Aéreas, por exemplo, solicitou autorização à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para incluir mais voos a partir do Aeroporto Internacional de Viracopos, instalado na cidade de Campinas (SP). O espaço é um dos maiores em termos de tráfego aéreo de cargas.



Outros aeroportos que devem ser mais parceiros da Azul partindo de Viracopos são Governador José Richa, em Londrina (PR); Ministro Victor Konder, em Navegantes (SC); Eurico de Aguiar Salles, em Vitória (ES); e Afonso Pena, em Curitiba. Se aprovadas, estas frequências terão início no dia 1º de março de 2012 e serão operadas pelos jatos Embraer 190 e 195 da frota da Azul.

Voo inaugural da TRIP leva multidão ao Aeroporto de Cacoal


Diversas autoridades estaduais, de municípios circunvizinhos e de Cacoal estiveram na solenidade que marcou definitivamente o funcionamento do “Capital do Café”

Na noite da última terça-feira, 27 de dezembro, milhares de Cacoalenses foram ao Aeroporto “Capital do Café” conferir de perto o primeiro voo comercial realizado pela empresa Trip Linhas Aéreas em Cacoal.

Além da multidão que se aglomerou em frente ao aeroporto, diversas autoridades estaduais, de municípios circunvizinhos e, principalmente, de Cacoal estiveram na solenidade que marcou definitivamente o funcionamento do “Capital do Café”.

Em seu discurso, o prefeito de Cacoal, Pe. Franco Vialetto (PT), ressaltou a importância do aeroporto para o desenvolvimento e crescimento da cidade. Para Pe. Franco, o aeroporto promoverá a vinda de novos investidores para o município de Cacoal, além de facilitar a vida dos cacoalenses.
“O Aeroporto é do povo e para o povo! É uma felicidade muito grande ser, neste momento, o representante do povo cacoalense e poder estar presenciando esse voo inaugural da Trip”, enfatizou o prefeito de Cacoal.

Pe. Franco ainda agradeceu os esforços dos ex-prefeitos de Cacoal, Divino Cardoso Campos e Sueli Aragão, do ex-governador e atual senador de Rondônia Ivo Cassol, do deputado federal Nilton Capixaba, do diretor do DER – Departamento de Estradas de Rodagem – Lúcio Mosquini, da COPAHRC – Comissão Pro Aeroporto e Hospital Regional de Cacoal, e do governador Confúcio Moura, além de outras pessoas e autoridades que somaram esforços na conquista do Aeroporto “Capital do Café”.

Em sua fala, o governador de Rondônia, Confúcio Moura, aproveitou a ocasião para, novamente, elogiar Cacoal. Para o governador, Cacoal se tornou a melhor cidade de Rondônia. “Cacoal é uma das melhores cidades do Brasil e a número 1 de Rondônia. Possui índices excelentes, como por exemplo, o baixo índice de violência. Além disso, Cacoal é destaque na educação, na saúde, tem uma economia pujante. Eu fico feliz em poder dizer a todos vocês nesta noite que Cacoal é o modelo a ser seguido no restante do Estado”, concluiu Confúcio Moura.

Giliane Perin/AIPMC

Governo desapropria 40 ha para ampliar aeroporto internacional


DA REDAçãO 28/12/2011 11h10
 

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Foto: Divulgação
Áreas serão desapropriadas para ampliação do aeroporto na Capital
 Mais duas áreas foram declaradas como de utilidade pública pelo governo do Estado e serão desapropriadas para o projeto de ampliação do Aeroporto Internacional de Campo Grande. Estes imóveis estão localizados no perímetro que será incorporado ao aeroporto e representam mais uma etapa do acordo firmado entre o governador André Puccinelli e as instituições parceiras no plano de expansão.
Hoje (28), o Diário Oficial do Estado (DOE) publicou dois decretos declarando como de utilidade pública duas propriedades particulares. A declaração torna estes terrenos passíveis de desapropriação, por via administrativa ou judicial. No decreto “E” de número 38 ficou declarado de utilidade pública um lote com 20.655,72 metros quadrados localizado no bairro Nova Campo Grande. Já o decreto “E” de número 39, declara para fins de desapropriação outro lote com 386.108,79 metros quadrados no mesmo bairro.
Conforme a publicação, a Procuradoria-Geral do Estado vai adotar as próximas providências necessárias para efetivar a desapropriação, seguindo a legislação vigente, sendo que as despesas desta etapa serão decorrentes de dotação orçamentária do próprio Estado. Os dois decretos estão publicados na página 03 do DOE.
Expansão
Com as duas áreas declaradas hoje (28) como de utilidade pública já são 26 propriedades que serão incorporadas ao perímetro do aeroporto. Outras 24 propriedades foram declaradas utilidade pública no mês de janeiro de 2010. A desapropriação dos terrenos representa mais uma etapa para o plano de expansão do aeroporto de Campo Grande.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Grupo EBX, de Eike Batista, cria joint venture com empresa Newrest


NRX-Newrest oferecerá serviços de alimentação, apoio operacional e limpeza para o mercado aéreo e ferroviário nacional

Valor Online | 27/12/2011 10:44

Foto: Getty Images Ampliar
Eike Batista avança em expansão do Grupo EBX
O grupo EBX, do empresário Eike Batista, anunciou hoje a criação de uma joint venture com o grupo Newrest, que atua no mercado de catering aéreo e ferroviário em 46 países. As duas empresas formaram a NRX-Newrest para atuar no mercado nacional, que, segundo o comunicado, movimenta R$ 13 bilhões.
Entre os serviços que pretendem oferecer estão os de alimentação, apoio operacional e limpeza. "Com a NRX-NEWREST, vamos elevar para outro patamar esse mercado em expansão no Brasil, com serviços de qualidade, eficiência e custo adequado", diz Eike Batista, presidente do Grupo EBX, na nota. O negócio vai gerar cerca de mil empregos nos próximos cinco anos, segundo o sócio fundador Aziz Ben Ammar. "Trabalharemos para ser um dos maiores players desse mercado no Brasil".
O grupo de Eike Batista é formado por cinco companhias, que pretendem investir US$ 50 bilhões nos próximos dez anos no Brasil. O foco é principalmente os setores de infraestrutura e recursos naturais, mas há iniciativas também nos setores de tecnologia, entretenimento e esporte. A Newrest, no mercado há 15 anos, vai fechar o ano com receita de US$ 800 milhões e 17,5 mil funcionários.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Gristec revela os dez mandamentos da prevenção ao roubo de cargas

Segundo a entidade, gerenciamento é a alternativa mais eficaz, mas requer cuidado no momento de contratar o serviço
26/12/2011
8h01
Victor José, repórter do Portal Transporta Brasil
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De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional de Veículos Automotores), o mercado de caminhões novos obteve acréscimo de mais de 15% no acumulado de janeiro a setembro de 2011, em comparação com o mesmo período do ano anterior, atingindo 129.742 unidades emplacadas. Com isso, cresce também a demanda por transporte rodoviário de carga, além das precauções para evitar prejuízos e avarias.
Para acompanhar esta realidade, os transportadores vêm estudando uma série de possibilidades para tornar mais segura a atividade de transporte de cargas, sendo que o gerenciamento de risco é a alternativa mais eficaz.
Segundo Cyro Buonavoglia, presidente da Gristec (Associação Brasileira das Empresas e Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de rastreamento e Monitoramento), o gerenciamento começa no momento em que se contrata o frete, passa pela seleção do colaborador e só termina com a entrega da carga no destino certo.
Atualmente, este mercado oferece vários mecanismos de segurança disponíveis para reduzir as ações criminosas, como: monitoramento 24 horas e em tempo real das cargas, programa de prevenção de ocorrência de acidentes veiculares, escolta 24 horas e análise do perfil e consultas sobre motoristas carreteiros.
Buonavoglia também pontou alguns detalhes que podem ajudar no combate ao roubo de cargas e na segurança do transportador. Confira abaixo:
  • Contratar uma gerenciadora de riscos experimentada, para elaboração de um plano de prevenção;
  • Conhecer o perfil do profissional a ser contratado;
  • Conhecer o histórico do veículo a ser contratado relacionado a eventos de roubo;
  • Instalar tecnologia de rastreamento, acompanhada por uma central de monitoramento;
  • Abastecer o veículo antes do carregamento;
  • Selecionar as rotas previamente e evitar viagens noturnas;
  • Parar em postos de serviços com infraestrutura de segurança;
  • Não aceitar fretes sem o conhecimento do perfil de risco da mercadoria a ser transportada;
  • Não aceitar fretes para destinos desconhecidos sem um estudo prévio de risco;
  • Não traçar comentários com pessoas, sejam elas conhecidas ou desconhecidas sobre as características da carga que está transportando.